Rio das Ostras constrói Entreposto e valoriza atividade pesqueira
Uma antiga reivindicação dos pescadores de Rio das Ostras começa a virar realidade. A Prefeitura iniciou dia 23 de maio, as obras do Entreposto de Pesca, ao lado da ponte de madeira, na margem do rio das Ostras. O empreendimento vai melhorar em muito as condições de trabalho dos pescadores artesanais do município, reduzir custos e fomentar a atividade em Rio das Ostras. O complexo compreende um estaleiro artesanal, uma fábrica de gelo e uma central de beneficiamento do pescado. As instalações devem estar prontas em seis meses.
"Honramos nosso compromisso e estamos realizando um grande sonho dos pescadores, que agora terão todo o apoio para trabalhar, com mais economia e qualidade", destacou o prefeito Carlos Augusto.
Os recursos oferecidos pelo Entreposto vão reduzir custos e agregar valor à produção local, como explica o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Max José de Almeida.
"A Prefeitura está proporcionando aos pescadores as condições necessárias para o desenvolvimento do setor. O Entreposto de Pesca estará preparado para o uso auto-sustentável dos recursos oferecidos", diz o secretário.
O presidente da Colônia de Pescadores Z-22 de Rio das Ostras, Abraão de Souza, afirma que o empreendimento só trará melhorias para os pescadores e para o meio ambiente. "Desconheço que outros municípios tenham feito um investimento como esse". Segundo o presidente, o Entreposto vai beneficiar os cerca de 200 pescadores locais, com uma produção de quase 15 toneladas por mês.
Menor custo, mais produção – O empreendimento, de 2 mil 711 m2 , vai ordenar e padronizar os processos de desembarque, armazenamento, tratamento e escoamento do pescado, facilitando o trabalho e gerando economia para os pescadores.
O estaleiro funcionará em um galpão, para construção, reparo e manutenção das traineiras de pesca. A central de beneficiamento será um espaço para recepção, congelamento e limpeza dos peixes. O pescado é embarcado para comercialização no próprio local, que terá dois estacionamentos, para caminhões e carros de passeio. A área receberá ainda urbanização, protegendo as áreas do entorno do rio.
A obra atende aos requisitos ambientais, de higiene e segurança do trabalho, não oferecendo risco de poluição.
FONTE: SECOM – PMRO.