Semana de Luta Antimanicomial reúne comunidade em Rio das Ostras

O destaque foi a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) 

Rio das Ostras realizou na semana passada, de 14 a 18 de maio, a Semana Comemorativa do Dia da Luta Antimanicomial "Corpo e Mente em Harmonia", que discutiu políticas públicas de saúde mental com pacientes, familiares e comunidade em geral. O destaque das comemorações foi a inauguração do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Rio das Ostras, que oferece atendimento a pacientes com transtornos mentais, sem excluí-los do convívio social.

O objetivo da Semana foi sensibilizar e discutir com a população a inclusão social do paciente portador de sofrimento mental, além de avaliar o programa desenvolvido no município.

A maioria das atividades aconteceu no Centro de Reabilitação, com exibição de filmes, exposição dos trabalhos confeccionados nas oficinas terapêuticas, esquetes teatrais, debates, poesia e apresentação de dança.

No Dia Nacional da Luta Antimanicomial (18), as atividades aconteceram na Praça José Pereira Câmara, no Centro, de onde pacientes e comunidade saíram em caminhada até a Rua Rego Barros, para a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).

NOVO CAPS – A inauguração do Caps contou com a presença do prefeito Carlos Augusto, do Presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Afonso, dos vereadores Edílson Gomes Ribeiro e Rosangila dos Santos, de secretários municipais e da representante da Coordenação Estadual de Saúde Mental Maritelma dos Santos.

"Esse é um momento de muita realização. Mais que mostrar que Saúde é nossa prioridade, estamos demonstrando o quanto valorizamos o ser humano, em especial esses pacientes, que merecem todo cuidado e respeito", disse o prefeito Carlos Augusto.

O secretário de Saúde, Sérgio Carvalho Manhães, explicou que o Caps segue o modelo do Ministério da Saúde. "O Centro conta com as instalações necessárias para o melhor atendimento aos cidadãos e as condições adequadas de trabalho para os profissionais de Saúde", diz o secretário.

 SAÚDE MENTAL EM RIO DAS OSTRAS – O Programa de Saúde Mental de Rio das Ostras funciona no Centro de Reabilitação do Parque Zabulão, Rocha Leão, no Hospital Municipal, além do atendimento de urgência realizado no Pronto-Socorro Municipal.

Em 2006 foram atendidos cerca de 23 mil pessoas, individualmente e em grupos, e a expectativa é que este ano tenha um aumento de 15% no atendimento.

O programa funciona hoje com 22 psicólogos, cinco terapeutas ocupacionais, oito psiquiatras, três neurologistas, e as equipes de assistentes sociais, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.