Rio das Ostras celebra Dia Estadual da Leitura

Programação acontece na Casa de Cultura Bento Costa Junior, a partir das 10h

A Fundação Rio das Ostras de Cultura incentiva a leitura oferecendo diversas atividades para os alunos das escolas municipais. Em 2013, a Fundação abriu as portas da Casa de Cultura Bento Costa Junior para a instalação de um Polo do Ponto de Leitura. No próximo sábado, 12, a coordenação do Ponto preparou uma programação especial para celebrar o Dia Estadual da Leitura, a partir das 10h, na Casa de Cultura.

O Dia Estadual da Leitura, assim como a Semana Estadual da Literatura, foi instituído pela Lei no 5611, de 2009, proposta pelo então deputado e hoje prefeito, Sabino. Nesse mesmo ano, foi inaugurado a sede do Ponto de Leitura Casa Casimiro de Abreu, em Barra de São João.

“Ministrar as oficinas para tantas crianças e jovens só foi possível por meio do espaço oferecido pela Gestão do Município e da Fundação, que entendem que a educação está nas informações contidas nos livros e outros meios impressos”, conta a professora Adriana Izidoro, coordenadora do Ponto que leva o nome de Casa de Leitura Casimiro de Abreu.

Diversas oficinas são ministradas em Rio das Ostras no Ponto de Leitura. Entre essas, o “Clubinho Ecológico”, que desenvolve as dinâmicas de preservação ambiental, “Acordes Literários”, associando a leitura e a música, “Movimentos Literários”, que integra os movimentos corporais aos valores humanos, “Encontro com Escritor”, no qual as crianças conhecem de perto os autores e suas particularidades, entre outros.

Mesmo visando o público infanto-juvenil, o Ponto também desenvolve atividades para os idosos. O programa “Revirando o Baú” mantém a memória ativa, dando um novo estímulo ao hábito de leitura com as pessoas da terceira idade e promovendo um ambiente do resgate das histórias pessoais.

O PONTO DE LEITURA – O Ponto de Leitura “Casa de Leitura Casimiro de Abreu” faz parte do Programa Mais Cultura do Governo Federal. Tem caráter cultural, sem fins lucrativos, para desenvolver o hábito da leitura por meio de oficinas e programas.

PROGRAMAÇÃO:
10h -13h – Oficina de Desenho: “Você sabe desenhar”
15h – Roda de Capoeira com Mestre Pitu
16h – Danças Circulares com Cléo Furtado
17h – Chá Literário com o Lançamento do Livro “Tagarela, o Livro Falante”, dos autores Lethícia Lemos & Ubirajara de Almeida Lemos.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.