Projeto Terceira Idade com Qualidade atende a Idosos de Rio das Ostras

Dezenas de pessoas já são beneficiadas na academia que funciona gratuitamente no Parque da Cidade

Atividade física, integração e alegria. Esse tem sido o resultado da prática saudável de exercícios na academia que funciona no Parque da Cidade, em Rio das Ostras. O local, onde já acontecem diversas ações com a turma da terceira idade que frequenta o Centro do Idoso, recebeu reforço de professores de educação física, que foram contratados para atender à crescente demanda.
O projeto Terceira Idade com Qualidade começou no início do mês e funciona por meio de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e a Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras. Aberto aos idosos da comunidade, funciona de segunda à sexta, entre 8h e 11h e de 16h às 19h.
Atualmente, duas profissionais de educação física ligadas ao projeto atendem a 180 idosos, mas esse número pode chegar a 240 pessoas. Portanto, ainda é possível receber mais interessados. Para participar é preciso ter mais de 60 anos e levar Identidade, CPF e atestado médico atualizado específico para a prática de atividade física. Após o cadastro, o idoso escolhe o melhor horário para frequentar a academia. As aulas são gratuitas.
Ilda Rocha, 73 anos, é moradora de Nova Cidade. Há 3 meses já faz diversas atividades no Centro do Idoso, agora, a aposentada também movimenta o corpo na academia. “Se eu pudesse viria todo dia. Gosto muito de estar aqui”, comentou. Na mesma sintonia está Heli dos Santos. Aos 69 anos está apenas começando na prática de exercícios físicos. “Estou muito feliz com a ginástica e acho muito importante esse trabalho com orientação de profissionais”, destacou.
As aulas duram em média 30 minutos, com turmas de no máximo 20 alunos. Segundo a professora de educação física, Manoeli Coboski, as atividades começam sempre com alongamento e, em seguida, os idosos fazem uma série de exercícios, sempre orientados.
CENTRO DO IDOSO – No espaço especialmente dedicado ao pessoal da terceira idade, cerca de 2 mil idosos participam de diversas atividades socioeducativas, sempre visando a integração com a sociedade. No lugar acontecem ações que resgatam a autoestima, por meio do Projeto Feliz Idade.
Os participantes fazem diversas atividades como alongamento, dança sênior, fisioterapia, hidroginástica, oficinas de música, violão e canto, além de Yoga. Palestras, atendimento psicológico e social, cursos de artesanato e oficinas da memória também fazem parta do dia a dia dos frequentadores do Centro do Idoso.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.