Rio das Ostras celebra Dia da Árvore com plantio em área dentro da Reserva União

Mais de 600 mudas foram plantadas no lugar de eucaliptos

Uma área dentro da Reserva Biológica União onde existiam eucaliptos para a produção de dormentes, no passado, foi recomposta com espécies nativas plantadas por alunos da Rede Pública de Ensino. A ação aconteceu nesta sexta-feira, Dia da Árvore. Cerca de 600 mudas de 10 espécies doadas pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da Prefeitura de Rio das Ostras foram plantadas.
Ricardo Pinheiro, de 9 anos, estudante da Escola Municipal Henrique Sarzedas, acredita que o plantio é uma forma de ajudar o Brasil a recompor aquilo que o homem destruiu. Como ele, vários outros alunos participaram da ação.
O chefe da Rebio União, Whitson José da Costa Júnior, explica que toda a área da Reserva pertencia à Rede Ferroviária Federal. Na época, as espécies nativas eram retiradas para dar lugar ao plantio de eucalipto. “Nossa ação agora é inversa: estamos retirando os eucaliptos para recompor as áreas com espécies da Mata Atlântica. Isso será uma atividade constante”, disse, destacando que a parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras está sendo fundamental para alcançar o objetivo.
Segundo Whitson, ainda existem cerca de 200 hectares de eucalipto na Rebio União. Após retirados, os eucaliptos são leiloados.
A Rebio – A Reserva Biológica União é uma Unidade de Conservação Federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio e está localizada nos municípios de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé. Possui 2.548 ha de área, dos quais 53% se encontram inseridos em Rio das Ostras. Criada pelo Governo Federal em 1998, a Unidade protege e conserva uma importante amostra da Mata Atlântica de baixada do Rio de Janeiro, onde vive uma fauna típica, bastante diversificada, em especial o Mico-Leão-Dourado, espécie de primata endêmica dessa região e ameaçada de extinção, considerada símbolo da conservação da natureza no Brasil.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.