Rio das Ostras busca parceria com Institutos Federais para implantação de Escola Técnica

Rio das Ostras está próximo de anunciar a primeira Escola Técnica Federal a ser instalada na Cidade.

O prefeito Sabino se reuniu com representantes dos Institutos Federais Rio (IFRJ) e Fluminense (IFF) – antigos CEFET – a fim de viabilizar a implantação de uma unidade de educação profissional no município. Durante o encontro, realizado na última semana, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, foram definidos os próximos passos para que Rio das Ostras receba o Instituto Federal – IF.

Após a reunião, Sabino convidou os participantes para conhecer uma das escolas do município, nos mesmos moldes do prédio que deve servir de sede ao IF. A previsão é que a escola técnica seja implantada no Jardim Atlântico, próximo à Estrada do Contorno. O prefeito destacou, ainda, a importância da iniciativa para que a população riostrense tenha mais e melhores oportunidades.
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite, enfatizou o aspecto inovador da parceria, uma vez que esta é a primeira experiência em que os dois institutos federais promoverão atividades educacionais conjuntas no mesmo município. “São duas instituições renomadas que darão a oportunidade ao estudante vivenciar uma riqueza cultural imensurável. Nosso objetivo é oferecer aos munícipes qualidade na educação em todos os níveis”, completa.
O reitor do IFF, Luiz Augusto Caldas Pereira, elogiou a estrutura do modelo oferecido pelo município e reiterou que há grandes chances do MEC aprovar o projeto. Inicialmente, o espaço receberá cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, por ser a implantação mais rápida. “Os cursos profissionalizantes dependem de processos mais complexos junto ao MEC, por isso, a ideia é reforçar, num primeiro momento, a parceria com o Pronatec”, observa o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRJ Marcos Tadeu Couto, que representou o reitor do IFRJ, Fernando Gusmão no encontro.
Está previsto o oferecimento de cursos profissionalizantes na área de mecânica, construção civil e naval, ambiente, análises clínicas e turismo. “Os cursos estão sendo articulados de acordo com a vocação da região. O que pensam os empresários que investem aqui a médio e longo prazo, a rede hoteleira e, também, a Prefeitura. Os cursos serão voltados para o mundo de trabalho considerando não apenas Rio das Ostras, mas a região”, explica Eronei.
Cidade do Conhecimento
A busca de parcerias com instituições de ensino, públicas e privadas, para o município tem sido uma das prioridades do trabalho realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além da instalação da Escola Técnica, a Prefeitura conversa com a UFF para a ampliação do Polo Universitário e construção do Parque Tecnológico. Em outra frente de trabalho, a Secretaria está em entendimentos com a Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF, a fim de implantar cursos na área de Energia Renovável. Representantes de universidades privadas já se reuniram com a Secretaria, demonstrando interesse em investir no Município. “Estamos trabalhando para que Rio das Ostras se transforme na Cidade do Conhecimento para que nossos munícipes tenham cada vez mais oportunidades”, observa Eronei.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.