Rio das Ostras aumenta o número de vagas nas creches municipais

Objetivo é ampliar o atendimento às crianças de seis meses a quatro anos incompletos

O ano letivo de Rio das Ostras começou 2015 com muito mais vagas nas creches municipais . Além das 615 vagas atualmente disponíveis nas unidades públicas da cidade, a Secretaria Municipal de Educação acaba de abrir mais 310 vagas em diversas unidades da Rede de Ensino para atender às crianças que fizeram inscrição em dezembro de 2014.

A maior parte das novas vagas estará disponível nas Escolas Municipais Ernestina Pereira Jorge (Nova Cidade) e Professora Neli Aparecida Tâmara Luiz (Recanto), que receberão 10 novas turmas de creche IV já no primeiro semestre do ano letivo, totalizando 200 vagas. 

Além dessas unidades, três outras escolas municipais de Rio das Ostras irão abrir turmas de creche IV. A Escola Municipal Alberto Jorge (Reduto da Paz) terá três novas turmas, as Escolas Municipais Jovenil Bastos da Silva (Nova Cidade) e José de Oliveira Martins (Costazul), uma turma cada. 

A Creche Municipal Dona Senhorinha, no Recanto, também irá ganhar, no mês de março, mais uma turma, com a inclusão de vinte alunos. De acordo com a secretária de Educação, Andréa Machado, as creches potencializam o desenvolvimento das crianças. “Vamos dar acesso à todas as crianças, que estavam na fila de espera, para ingressar nas creches municipais. Elas terão alimentação e cuidados educacionais em sua primeira infância. Além da questão pedagógica, as creches têm relevância social; afinal, contribuem para a formação integral de nossas crianças”, ressalta a secretária.  

A Auxiliar Administrativa Francisca Suely Romano matriculou sua filha Maria Eduarda, de dois anos e quatro meses, na Creche Dona Senhorinha e acredita que a atenção e a dedicação da equipe da unidade são fundamentais para o desenvolvimento da criança. “Eduarda entrou na creche no ano passado. Ela é aluna de horário integral e deu para perceber a evolução de seu aprendizado nos últimos meses. Conseguimos garantir sua vaga para 2015”, comemora Francisca. 

Maria Mariano de Almeida incentivou os filhos a colocar os quatros netos na Creche Valdira Flausino Rodrigues, em Nova Cidade. Para a ela, nesta unidade eles contam com profissionais preparados. “Já trabalhei em creche e posso falar com segurança. Em poucos dias de aula, minha neta mais nova chegou em casa cantando. Só tenho que agradecer a atenção que meus netos recebem e recomendar esse serviço aos pais, avós e responsáveis”, destaca.

Município terá novas creches nos próximos meses 

Já começaram as obras da primeira das cinco creches que serão construídas em Rio das Ostras, por intermédio de convênio da Prefeitura com o Governo Federal. A primeira unidade a ser entregue está sendo erguida no Âncora e a previsão é que seja concluída ainda no segundo semestre de 2015. 

As outras unidades serão construídas no Extensão Serramar, Jardim Campomar, Residencial Rio das Ostras, além de outra creche no Âncora. O número de atendidos em cada unidade pode variar de 120 crianças, em regime integral, até 240 crianças, em regime parcial. 

Construídas com recursos do Proinfância, Programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb, cada unidade terá cerca de 1.200 m2, com oito salas de aulas, sala de multimídia e sala de repouso. Todas as creches serão entregues à população mobiliadas.

 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.