Rio das Ostras aprimora serviço de saúde pública e recebe reconhecimento da população

Moradores escrevem carta aberta à população elogiando os serviços

 

Os investimentos dos últimos anos em saúde pública em Rio das Ostras já rendem resultados visíveis.   Prova disso é o retorno dado pela população quanto à qualidade do atendimento e o desafio de atender uma expressiva demanda de moradores dos municípios vizinhos e até da capital.

O advogado Jair Ferreira, morador de Costazul em Rio das Ostras, fez questão de registrar seu agradecimento, segundo ele, ao excelente atendimento médico que lhe foi prestado por toda a equipe médica e assistencial da UDT. O morador escreveu uma carta à equipe do Pronto-Socorro, "como prova de meu eterno agradecimento pela consideração e tratamento humanitário que me foi oferecido", escreve Jair. O paciente foi socorrido na Unidade de Dor Torácica – UDT, que vem salvando muitas vidas de pacientes cardíacos.

O desenvolvimento da Saúde no município ganhou força nos últimos dois anos e meio, com investimento de mais de R$ 31 milhões na área, com aquisição de equipamentos de última geração, reforma das unidades – com destaque para o novo Pronto-Socorro -, criação da UDT, ampliação dos programas e projetos de saúde.

Reconhecimento público – Outro reconhecimento público veio de Fernando Reis, que vive há dois anos de Rio das Ostras. A filha de Fernando, Lívia Bragante, sentiu-se mal e foi levada ao Pronto-Socorro. "Lá chegando comecei a observar o excelente atendimento, o que me surpreendeu", disse o morador. Lívia realizou uma série de exames na unidade pública e foi transferida para o Hospital Municipal para exames complementares. "Fomos atendidos com a maior presteza. Fiquei, novamente, surpreso não só pela qualidade do atendimento como também pelas instalações, dignas de primeiro mundo", completa Fernando Reis. Houve necessidade de cirurgia e o morador e a filha receberam todo o apoio necessário da equipe de saúde e assistência social. Como resultado, Lívia passa bem. "Agora eu e minha família estamos mais tranqüilos, pois sabemos que a saúde de Rio das Ostras vai muito bem. Obrigado Prefeito e toda a sua competente equipe", agradece Fernando.

Desafios – A Secretaria de Saúde vem enfrentando com eficiência o desafio de atender a uma demanda que cresce mais de 30% ao ano, oferecendo serviços que vão além dos obrigatórios de saúde básica. Alguns Postos de Saúde, como do bairro Nova Esperança, chegam a atender 1 mil e 500 pessoas por mês, uma média de quase 70 atendimentos por dia, em diversas especialidades, como clínica médica, pediatria, ginecologia, cardiologia, odontologia e nutrição.

Outro problema é atender à crescente demanda de pessoas vindas de outros municípios e até da capital do Estado. No mês de agosto, por exemplo, 48% dos atendimentos na Policlínica do município foram a moradores de fora da cidade. Pelos preceitos do SUS, a rede municipal não pode negar atendimento a quem busca os serviços públicos de saúde. Porém, a Prefeitura vem estudando formas de priorizar os riostrenses, dentro da legalidade.

"Já é de conhecimento em todo o Estado do Rio e no País o salto de qualidade dado pela Saúde em Rio das Ostras nos últimos dois anos. Esse panorama muito nos orgulha, porém nos traz desafios que temos que enfrentar. No entanto, o reconhecimento da população mostra que estamos no caminho certo", diz o secretário de Saúde Sérgio Manhães.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.