Rio das Ostras aposta na informação contra a dengue

Equipes orientam moradores e visitantes que chegam à cidade para o Carnaval

A Coordenação de Vigilância em Saúde programou uma ação especial de combate à dengue nos dias que antecedem os festejos carnavalescos. Guardas sanitários estarão em pontos estratégicos da cidade, de 2 a 5 de março, de 8h às 18h, distribuindo folhetos e orientando os visitantes que chegam a Rio das Ostras. A equipe também está apoiando o trabalho de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis-DST/Aids e distribuindo camisinhas ao público.

O objetivo é sensibilizar, em especial, os veranistas a cuidar de seus imóveis, que ficam fechados a maior parte do ano e podem guardar criadouros do mosquito.

As equipes estarão na entrada da Rodovia do Contorno, na Praça José Pereira Câmara, no Centro, e em frente à Praia da Tartaruga. Os guardas sanitários pretender chamar a atenção dos motoristas para a responsabilidade de cada um no combate à dengue. Na Praça José Pereira Câmara será montada uma tenda, onde, além dos profissionais de Saúde, o mascote Ostrinha vai chamar a atenção de adultos e crianças para a causa.

A Prefeitura de Rio das Ostras mantém um trabalho contínuo de Educação em Saúde para controle da dengue. As ações se intensificam nesse período do ano, quando a cidade recebe milhares de pessoas, muitas, vindas de áreas endêmicas da doença. O clima quente e chuvoso também é propício à proliferação do vetor e requer mais cuidados.

O responsável pelas ações de Educação em Saúde da Vigilância em Saúde, Walter Nunes, explica que essa época também é uma oportunidade para realizar um trabalho focado nos veranistas. “Os veranistas têm que tomar alguns cuidados específicos antes de voltar para suas cidades, já que os imóveis vão ficar fechados por muito tempo”, afirma.

Nunes dá algumas dicas simples para evitar a proliferação do Aedes Aegypti: manter fechados recipientes, como baldes e garrafas, que estão expostos ao tempo, vedar os ralos e manter as caixa d´águas fechadas. Há ainda lugares que passam despercebidos, mas que são propícios à criação das larvas, como os recipientes localizados atrás das geladeiras com autodegelo e as caixas de descarga nos banheiros.

CAMISINHAS – A prevenção é mesmo o destaque do Carnaval 2011 de Rio das Ostras. Em um trabalho integrado com o departamento de Programas de Saúde, os guardas sanitários também vão distribuir camisinhas durante os dias de Carnaval, incentivando a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. “A prevenção de doenças e a promoção de Saúde devem envolver vários setores do governo municipal e a comunidade. Os bons resultados dependem de um trabalho integrado”, disse Walter Nunes.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.