Rio das Ostras apóia campanha pelo parto natural

Programa de Saúde da Mulher programou palestras e especialistas esclarecem dúvidas

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras entrou na campanha em prol do parto natural, lançada pelo Ministério da Saúde.  Sob o tema "Parto Normal: Deixe a Vida Acontecer Naturalmente", o objetivo é conscientizar mulheres e profissionais de saúde do quanto o parto normal é mais seguro e saudável para mães e bebês. O Programa de Saúde da Mulher da cidade preparou uma série de atividades, que inclui palestras com especialistas e debates entre os profissionais da rede municipal.

A Prefeitura já oferece o acompanhamento pré-natal em todas as unidades e promove grupos de gestantes, um deles exclusivo para adolescentes. Dentre as questões debatidas estão os benefícios do parto normal, trabalho de parto, exercícios que facilitam o nascimento do bebê e a importância do apoio familiar.

"As mulheres descobrem que muito do que ouvem falar sobre dificuldades do parto normal são mitos", explica Andréa Viana, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher.

Visita à maternidade – As participantes do programa também fazem uma visita guiada à maternidade do Hospital Municipal, conhecendo o trajeto que elas farão no dia do parto, conversando com as mulheres que acabaram de ter seus filhos e com a equipe de saúde e esclarecendo dúvidas. Essa iniciativa também permite aos profissionais compreender melhor as inseguranças e temores das grávidas. O objetivo principal é apresentar às gestantes o hospital como um ambiente seguro e acolhedor.

As mulheres grávidas que quiserem participar dos grupos devem se inscrever na unidade básica onde realizam o pré-natal.

         Parto Normal – O parto é o momento do encontro entre mãe e o bebê e deve ser um momento especial. Por não ser uma cirurgia, o parto natural é normalmente mais tranqüilo para a mulher e mais seguro para a criança, pois o risco de sangramento pós-parto e de infecções é menor que em cesarianas. Além disso, a recuperação é mais rápida. Existem técnicas que ajudam a ter um parto normal mais confortável e tranqüilo.

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.