Equipe de Saúde se prepara para atender vítimas de material biológico

Curso acontece de 21 a 27 de julho no Pronto-Socorro de Rio das Ostras

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras desenvolveu um treinamento específico para atender vítimas de acidentes com material biológico, envolvendo todas as equipes do serviço de emergência. O curso acontece de 21 a 27 de julho no Pronto-Socorro. Foram registrados 20 casos desde janeiro deste ano.

O objetivo da qualificação é padronizar o atendimento, garantindo aos acidentados uma assistência segura e efetiva. Vão participar do curso os profissionais responsáveis pelo primeiro socorro ao acidentado, médicos, enfermeiros, entre outros. Serão tratados temas como procedimentos, medicação e exames adequados.

A coordenadora do Programa DST/Aids/Hepatites da Secretaria de Saúde, Bianca Monteiro, explica que qualquer profissional de saúde ou ligado a essa área que faça atendimento direto a pacientes está sob risco de contaminação.

"Um dentista pode se cortar enquanto realiza um procedimento na boca de um paciente. Também um auxiliar de serviços gerais pode se ferir em material utilizado, como uma agulha, por exemplo. Esses são casos de acidentes com material biológico", explica Bianca.

             O ideal é que o acidentado procure o mais rápido possível o Pronto-Socorro e, de preferência, levando o paciente-fonte – quem estava sendo tratado no momento do acidente e que pode ser fonte de contaminação. Ambos são encaminhados ao Programa Municipal de DST/AIDS/Hepatites para acompanhamento e demais exames posteriores.

 —

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.