Rio das Ostras amplia produção agrícola com apoio da Pesagro

Projeto de pesquisa vai ceder toneladas de sementes de feijão, arroz e amendoim a produtores locais

 

A parceria entre a Prefeitura de Rio das Ostras e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – Pesagro vem incrementando a produção agrícola no município. Como parte de uma pesquisa voltada para o fomento da agricultura familiar, a Pesagro vai ceder toneladas de sementes ao programa municipal de incentivo ao plantio, em conjunto com apoio técnico aos produtores. Além do feijão, Rio das Ostras deve introduzir a cultura do arroz e do amendoim em Cantagalo, zona rural da cidade, ainda este ano, com apoio da Pesagro.

Como parte desse estudo, que conta com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de janeiro (Faperj), a instituição vai ceder cinco toneladas de sementes selecionadas para o Programa de Incentivo ao Plantio de Feijão. O programa, da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, desde sua criação, em 2005, vem rendendo recorde de produtividade. A iniciativa municipal já tinha apoio técnico da Pesagro.

“Rio das Ostras tem as condições ideais para o desenvolvimento da pesquisa: a Prefeitura e os produtores têm interesse em melhorar a agricultura e o programa municipal funciona muito bem”, afirmou o pesquisador da Pesagro Benedito Fernandes. “Queremos estreitar a cada dia mais essa parceria”, completou o especialista.

Além do feijão, a Prefeitura está unida com a Pesagro no teste do plantio de arroz. Em 2009, um campo experimental foi criado no município. Agora, o órgão estadual vai ceder mais sementes de forma a ocupar cerca de cinco hectares. “Os resultados dos testes com arroz superaram a nossa expectativa e vamos, então, criar novas áreas de plantio”, disse Benedito Fernandes, que informa que os produtores vão continuar recebendo a assessoria técnica da Pesagro, em conjunto com os técnicos da Prefeitura.

“Nossa parceria com a Pesagro está evoluindo e se fortalecendo. Todos ganham com isso, em especial os produtores locais”, disse Ivan Noé, assessor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

Amendoim – A novidade este ano será a introdução do cultivo do amendoim no município de forma experimental. As sementes serão também cedidas pela Pesagro e o plantio do grão deve começar em meados de 2010, com acompanhamento técnico do órgão estadual e da Prefeitura. O amendoim é uma das maiores culturas oleaginosas do mundo e, além do aproveitamento do óleo, traz bom retorno comercial aos produtores locais. O plantio ainda contribui para recuperação de solos degradados.

O órgão estadual e a Prefeitura vão se reunir com os agricultores de Rio das Ostras para decidirem uma contrapartida do município às sementes cedidas pela instituição.

 

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.