Combate à dengue reúne arte, informação e atividades

Grupo AfroReggae se apresentou na Praça São Pedro

O período de férias escolares também foi de ações educativas de prevenção à dengue em Rio das Ostras. Na segunda-feira, 1º de fevereiro, a Trupe de Teatro AfroReggae e a Tribo Negra se apresentaram na Praça São Pedro, no Centro, conscientizando sobre a importância do combate à doença com encenações e música. Nesse dia, a equipe de Vigilância em Saúde da cidade deu continuidade às ações na praça, incluindo distribuição de folhetos informativos e visitas ao minilaboratório, que ao longo do mês de janeiro, mobilizaram turistas e população.

“Por intermédio do teatro e da música conseguimos atingir melhor a população, especialmente as crianças e os adolescentes, que levam essas informações adiante”, afirma Duda Vasconcellos, produtor do Grupo Cultural AfroReggae, do qual participam a Trupe de Teatro e a Tribo Negra. Com 17 anos de atividades, o grupo utiliza a arte para estimular a cidadania e, desde o ano passado, integra a campanha “Cultura Antidengue” da secretaria estadual de Saúde.

A apresentação do grupo se somou a outras ações educativas e de prevenção à dengue desenvolvidas pela Secretaria de Saúde de Rio das Ostras. “Queremos atingir todas as pessoas com essa campanha e fazer com que se tornem multiplicadoras de informações sobre como se transmite e combate a doença”, explica Andréia Bellei, coordenadora da Vigilância em Saúde.

Quem esteve na praça aprovou as ações desenvolvidas em parceria entre os governos municipal e estadual. “Acho muito importante que façam atividades assim e fiz questão de trazer meus netos para assistir a apresentação teatral”, afirma Ana Angélica Ullmann acompanhada pelos gêmeos Luna e Cauã, de 3 anos.

Ações nas praças – Durante os finais de semana de janeiro, equipes estiveram nas praças orientando a população e realizando atendimento a denúncias e reclamações, além de dispor de um minilaboratório para que as pessoas possam conhecer de perto as características do Aedes aegypti.

Mais de 600 pessoas visitaram o minilaboratório e foram distribuídos mais de 8 mil folhetos informativos. Também houve 24 atendimentos a denúncias.

Treinamento – Na semana passada, profissionais da rede municipal de Saúde foram capacitados para o “Manejo clínico da dengue”. O treinamento é destinado a médicos e enfermeiros e ministrado pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. O principal objetivo foi preparar a rede para o atendimento a casos suspeitos de dengue .

FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.