Rio das Ostras alerta para importância da notificação de acidentes de trabalho

Treinamento dos profissionais da Secretaria de Saúde começa nesta semana

                A Secretaria Municipal de Saúde de Rio das Ostras realiza durante toda essa semana um treinamento direcionado aos profissionais do Pronto-Socorro para otimizar a identificação e notificação de acidentes de trabalho no município. O Programa de Saúde do Trabalhador criou um carimbo para que, já na recepção do serviço de emergência, o boletim de atendimento seja diferenciado no caso desse tipo de ocorrência.

         “A notificação é muito importante, porque nos permite verificar em que condições ocorreu o agravo. Uma vez notificado o acidente ou doença, a equipe técnica do Programa vai até a empresa ou local de trabalho, inspecionar e verificar as causas e tomar providências necessárias proteger os trabalhadores”, explica a coordenadora do Programa, a engenheira do Trabalho, Aline Ventura. “Esses dados não podem deixar de ser registrados”, enfatiza.

         O Programa engloba todos os postos de trabalho (empresas, comércios etc) de Rio das Ostras, formais ou informais. Os agravos à saúde do trabalhador – acidentes e doenças relacionados ao trabalho – são direcionados ao Programa de Saúde do Trabalhador, que realiza ações que visam minimizar ou eliminar os riscos nos ambientes, condições e processos de trabalho.

         Treinamento – É voltado a todos os profissionais de saúde, incluindo recepcionistas e técnicos da área administrativa do Pronto-Socorro, tratando da importância da notificação de acidentes de trabalho no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. O curso vai enfocar o conceito de acidente de trabalho e a adequação do fluxo das informações sobre esses agravos, visando agilizar a coleta de dados para o preenchimento da notificação no Sinan.

         Segundo Aline Ventura, o carimbo de identificação e a qualificação e sensibilização dos profissionais vai facilitar a notificação, uma vez que o boletim de atendimento será diferenciado. Também vai agilizar os processos internos de organização das fichas de pacientes que serão encaminhadas ao Programa de Saúde do Trabalhador, ligado à Coordenação de Vigilância em Saúde.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.