Representantes de Rio das Ostras debatem projetos de pesca com Ministro Crivella em evento regional

Ministro destacou compromisso do Município com o setor

Representantes da Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca estiveram na última segunda-feira, 18, com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, durante o 1º Encontro de Pesca e Aquicultura, realizado em Silva Jardim. Na ocasião, Crivella elogiou o empenho de Rio das Ostras no incremento do setor pesqueiro e afirmou a disponibilidade do Governo Federal para apoiar projetos municipais.

No evento, o prefeito de Rio das Ostras, Sabino, foi representado pela subsecretária do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Alice Guida e pelo responsável pelo Departamento de Aquicultura do Município, Ronaldo Paes Leme. Eles foram acompanhados por outros servidores municipais, que ouviram informações sobre o potencial de toda região para o desenvolvimento da aquicultura e da pesca.

Crivella destacou a importância de um trabalho integrado entre a União e prefeituras para desenvolver ainda mais a atividade. Especialmente sobre Rio das Ostras, o ministro disse que o Município, que tem um prefeito comprometido com a atividade pesqueira, poderá contar com recursos do Ministério da Pesca.

“Podemos apoiar a instalação de laboratórios, construção de fábricas de rações e transporte do pescado. Para isso, bastar a Prefeitura se credenciar. Temos 600 milhões de reais para investir este ano nessa opção saudável de alimentação, além de gerar trabalho e renda para a população”, comentou.

Na ocasião, a Secretária de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, do Ministério da Pesca e Aquicultura, Maria Fernanda Nince Ferreira, fez a apresentação do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, elaborado para estimular a produção nacional de pescado e promover o desenvolvimento sustentável, aumentando a renda de pescadores profissionais, marisqueiras e aquicultores. A proposta do Governo Federal é de elevar para 2 milhões de toneladas anuais a produção pesqueira no Brasil.

Entre as autoridades que prestigiaram o primeiro Encontro de Pesca e Aquicultura, estava o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Agricultura e Pesca, Felipe Peixoto, que recentemente participou da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre a Fiperj – Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Rio das Ostras, com o objetivo de promover a aquicultura e a pesca no Município. Ele representou o Governador Sérgio Cabral.

A realização de um segundo encontro regional para tratar de assuntos da pesca e da aquicultura foi apresentada ao Ministro da Pesca pelo representante de Rio das Ostras, Ronaldo Paes Leme. Marcelo Crivella demonstrou interesse e afirmou seu apoio para que o evento aconteça no Município.

ENTREPOSTO DE PESCA – O presidente da Fiperj, José Bonifácio, comentou sobre o trabalho que está sendo desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras para dotar o Município de um entreposto de pesca e qualificar pescadores e produtores locais. Ele reiterou a disponibilidade de colocar o corpo técnico da Fiperj à disposição da Prefeitura.

“Também estamos trabalhando no projeto que deve apresentar as estatísticas pesqueiras já para esse primeiro semestre”, enfatizou. Informação confirmada pelo Superintendente Federal do Ministério da Pesca, no Rio de Janeiro, Antônio Emílio Santos. “O entreposto de pesca é realmente importante para agregar preço ao pescado”.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.