Recenseadores do IBGE pedem a contribuição da população para concluir Censo 2010

Conclusão do trabalho significa o desenvolvimento do município e quem ainda não respondeu pode agendar a visita dos pesquisadores

O trabalho dos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE no Censo 2010 está sendo prejudicado. Muitos não estão conseguindo fazer as entrevistas porque os domicílios estão fechados. A Prefeitura de Rio das Ostras, em parceria com o Instituto, está trabalhando para resolver a questão promovendo encontros com Associações de Moradores e alunos nas escolas para falar da importância do Censo. A população precisa colaborar com os pesquisadores para que o município continue o seu desenvolvimento, tendo em vista que muitos recursos do Estado e da União dependem do quantitativo habitacional dos municípios.

De acordo com a secretária de Planejamento, Rosemarie Teixeira, é necessário que aqueles que ainda não responderam o Censo entendam a importância desta pesquisa. “Sabemos que Rio das Ostras é o município que mais cresce no Estado e um dos que mais cresce no Brasil. Esta afirmativa nós confirmamos pelo número de crianças matriculadas nas escolas e nos atendimentos feitos nas unidades de saúde. No entanto, o número oficial de habitantes é determinado pelo Censo e se não estiver correto, não vai adiantar nada. Precisamos dos dados oficiais porque o percentual repassado a Rio das Ostras pelo Fundo de Participação dos Municípios varia de acordo com a população”, lembrou a secretária.

Como o Censo é uma pesquisa feita somente de 10 em 10 anos, o município não pode esperar mais uma década para atualizar corretamente seus dados. “Sabemos que o número de pessoas que mora em Rio das Ostras hoje é bem impactante. Desta forma, Estado e União vão entender a necessidade do aumento dos recursos específicos para a Educação, para a saúde de alta complexidade e para a segurança pública. Se os números oficiais não estiverem de acordo, os repasses serão reduzidos, o que vai atrasar o desenvolvimento”, explicou Rosemarie.

De acordo com a assessora de coordenação do IBGE no Censo 2010, Taíza Sawczuk, quem ainda não respondeu o questionário, pode agendar uma visita do recenseador. “O IBGE dispõe de um número para ligação gratuita que é o 0800-7218-181. As pessoas também podem ligar para o Centro de Cidadania, pelo telefone 2771-2735 e marcar uma hora para o recenseador fazer a visita. Outra facilidade disponibilizada pelo IBGE é a possibilidade de resposta via internet, onde o morador recebe um código de acesso para responder o questionário em até 10 dias”, declarou.

Em Rio das Ostras, o Censo conta com 110 recenseadores trabalhando devidamente identificados com crachá com foto, boné, colete, camisa do Censo 2010 e com computadores portáteis (palm top) para inclusão imediata das informações.

A seguir o endereço eletrônico do Censo 2010 :  www.censo2010.ibge.gov.br

Email Posto  de Coleta 1 – Centro de Cidadania: 3304524001@censo2010.ibge.gov.br

 

Endereço Posto de Coleta 1 – Centro de Cidadania: Rua das Casuarinas 595 – Residencial Praia Âncora.

Telefone: (22) 2771-2735

 

Email Posto de Coleta 2 – 3304524002@censo2010.ibge.gov.br

Endereço Posto de Coleta 2 – Rua Santa Catarina s/nº – Cidade Beira Mar

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.