Prova ciclística em Rio das Ostras reuniu 88 atletas
Etapa de 300 km do Audax contou ainda com um “desafio” em trecho mais curto, até Cantagalo
A largada da segunda etapa do Audax, prova ciclística de nível internacional, aconteceu no início da noite deste sábado, 27, com largada dos atletas em Costazul, Rio das Ostras, seguindo até Quissamã. Ao mesmo tempo, a organização promoveu o “desafio”: uma prova de percurso mais curto, até Cantagalo, zona rural do Município. Ao todo, 88 ciclistas se inscreveram no evento.
O Audax atrai ciclistas de todo o País. Não tem o objetivo de competição e sim a superação dos limites em provas de longa distância. Além dessa última, Rio das Ostras já sediou a primeira etapa, de 200 km, e terá, até o final do ano, mais duas etapas, com 400 Km, 600 Km. Quem superar as cinco etapas estará selecionado para os circuitos de Londres-Edimburgo-Londres, com 1400 Km e Madri-Gijón-Madri, de 1200 Km.
Investir no ciclismo está nas prioridades da Prefeitura de Rio das Ostras. “Queremos dar visibilidade ao projeto Rio das Ostras Cidade Bike, que une três aspectos importantes: a sustentabilidade, pela diminuição do uso de automóveis, a qualidade de vida de nossa população e a mobilidade urbana. Estamos empenhados para que na duplicação da Rodovia Amaral Peixoto possamos ter as ciclovias instaladas e que nossos moradores tenham a opção de ir para o trabalho de bicicleta”, conta o secretário de esportes, Alberto Moreira Jorge.
Leandro Matheus é de Curitiba, Paraná, e participa de todas as edições do Audax. “É um evento muito conhecido e estruturado. Quem pedala nestes trajetos é muito respeitado em outros lugares também. Rio das Ostras está de parabéns. Espero voltar nas próximas”, conta.
O evento é uma parceria entre a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio das secretarias de Esporte e Lazer e Turismo, e a Pedal 2. Conta com a parceria da BikeRO e do Convention & Visitors Bureau.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social