Projeto Saúde na Comunidade vai ao bairro Operário
Cerca de 40 pessoas participaram da reunião no Posto de Saúde Antônio Henrique Lopes, onde foram apresentados e discutidos o Sistema Único de Saúde no Brasil, no município e o atendimento específico da unidade do bairro.
– Esclarecemos dúvidas como o atendimento ambulatorial que não é função do Hospital Municipal e sim dos centros e postos de saúde, e aproveitamos este encontro com a comunidade para promover os programas oferecidos para gestantes, crianças, adolescentes, diabéticos e hipertensos, entre outros – explica Adriana Moutinho, diretora do Departamento de Saúde Coletiva e responsável pelo projeto.
Segundo Adriana, com estes encontros os moradores vão poder conhecer melhor e usufruir mais de todos os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Rio das Ostras. O atendimento no Pronto-Socorro Municipal e no Serviço de Assistência Social foram os assuntos mais debatidos.
As reuniões serão realizadas em todos os centros básicos e são uma forma de mobilizar a comunidade para a Conferência Municipal de Saúde, realizada a cada dois anos, e que acontecerá entre os dias 17 e 19 de agosto.
– Queremos promover o diálogo e identificar novas lideranças comunitárias para participar dos conselhos gestores das unidades e Conselho Municipal de Saúde – afirma Adriana Moutinho.