Projeto da Guarda Municipal de Rio das Ostras ensina arte marcial a crianças

Judô do Futuro atende 45 alunos, de 5 a 13 anos

Crianças mais disciplinadas, concentradas e com mais coordenação motora. Esses são alguns resultados do Projeto Judô do Futuro, realizado pela Secretaria de Guarda e Trânsito da Prefeitura de Rio das Ostras. A iniciativa atende 45 crianças, de 5 a 13 anos, familiares de guardas municipais.

– É uma oportunidade para as crianças praticarem um esporte e, além disso, conhecerem o local de trabalho de seus pais e familiares – observou o secretário de Guarda e Trânsito, coronel Sérgio Alves Pinto.

As aulas são ministradas pela GM Katiúscia, faixa preta de judô, na sede da Secretaria, desde o início deste mês. A guarda também coordena o projeto, junto com o subsecretário de Guarda e Trânsito, Paulo César Rodrigues. As crianças são divididas em duas turmas e têm aulas duas vezes por semana.

– Fazemos exercícios específicos para as crianças, de coordenação motora, reflexo, concentração, que favorecem o desenvolvimento deles. A prioridade do judô é a disciplina, o respeito ao colega – explica Katiúscia, que também treina a equipe adulta de judô da Guarda Municipal.

Os GMs Melina e Arantes, que também pratica judô, aproveitaram a oportunidade para matricular os filhos Helena e Pedro nas aulas.

– Eles estão mais disciplinados e se alimentando melhor. Além disso, a gente pode vir aqui dar uma olhada nas crianças de vez em quando – disse Melina.

Helena, de 11 anos, que também pratica natação, está animada com o novo esporte.

– Estou achando muito legal. Aprendi vários golpes de judô e também sobre defesa pessoal – contou a menina.

COMPETIÇÃO – No próximo dia 23, alguns dos alunos participarão pela primeira vez de uma competição – a Copa Nacional de Judô, no Rio de Janeiro.

– É bom para que as crianças ganhem instinto competitivo, sejam estimuladas a competir e aprendam a ganhar e perder – destacou Katiúscia, acrescentando que um grupo de 15 GMs que pratica judô também vai participar do campeonato.

 fonte: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.