Projeto Crescer Saudável beneficia cerca de 200 famílias em Rio das Ostras

O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras conta com vários projetos de atendimento social a pessoas de todas as idades e, por isso, se tornou referência em todo o Estado.

Um dos destaques é o projeto Crescer Saudável que atende crianças de seis meses a 12 anos que apresentam baixo peso. Atualmente cerca de 200 famílias são beneficiadas no município.

O objetivo do Projeto é a recuperação e a prevenção do atraso no crescimento e desenvolvimento das crianças. A equipe do Crescer Saudável promove ações educativas voltadas às famílias, objetivando a melhoria das condições sócio-econômicas e a valorização da saúde. Também são realizados acompanhamento nutricional e palestras, sempre em busca da promoção integral da família.

De acordo com a nutricionista do Projeto, Ana Lúcia Ferreira Roiffe, fazem parte do Crescer Saudável, crianças que apresentam um quadro de baixo peso e desnutrição. “As crianças são avaliadas trimestralmente no peso e na altura e no dia da avaliação, os responsáveis recebem orientações nutricionais e uma cesta básica com o kit do projeto que conta com seis pacotes de leite, suplemento vitamínico e duas caixas de aveia. Eventualmente promovemos palestras para explicar a importância dos alimentos e dicas para boa utilização do kit e receitas para usar a aveia e o suplemento”, explicou.

De acordo com Rosália Antônia Oliveira de Andrade, mãe do jovem Helyan Rubens Andrade dos Santos, de 11 anos, o Projeto Crescer Saudável ajudou muito no desenvolvimento do seu filho. “O Helyan está no projeto desde os 7 anos, quando me mudei do Rio de Janeiro para Rio das Ostras. Como não tenho condições, o Crescer Saudável me ajuda muito por causa das orientações, do reforço na alimentação e na disponibilidade da assistente social. Sou muito grata pelo atendimento”, disse.

Para garantir o bem-estar da criança, o Projeto mantém apoio à criança ainda por um tempo mesmo após ter atingido o peso ideal. “Quando a criança atinge o peso ideal, ela continua a avaliação por mais três meses para ver se não haverá uma recaída. Caso ocorra, ela se mantém no Crescer Saudável. Se mantiver o peso e o desenvolvimento, ela é liberada”, contou Ana Lúcia.

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.