Programa Estadual de Saúde do Pescador é lançado nesta sexta em Rio das Ostras

Evento, dia 13, terá presença de autoridades e de representantes das colônias de pesca do Estado

Por seu pioneirismo na implantação de um programa de saúde dedicado aos pescadores da cidade, Rio das Ostras foi escolhida para sediar o lançamento do Programa Estadual de Saúde e Segurança do Pescador nesta sexta, 13. A programação tem início às 8h, com um seminário com temas de interesse dos pescadores. O lançamento oficial do Programa será às 17h, na Área de Eventos de Costazul.

Na oportunidade, o prefeito Sabino receberá autoridades federais e estaduais, como o secretário de Desenvolvimento Regional e Pesca, Felipe Peixoto. Segundo a Fundação Instituto de Pesca do Estado – Fiperj, foi convidado também o Ministro da Pesca, Marcelo Crivella.

A programação começa às 8h, com um seminário dedicado aos pescadores de Rio das Ostras e das outras colônias do Rio. Os painéis vão trazer informações sobre risco ambiental, prevenção de acidentes em embarcações, pesca sustentável, saúde e meio ambiente, seguro defeso, entre outros temas. Entre os temas abordados está o Programa de Educação Previdenciária do INSS, que vai esclarecer aos pescadores sobre seus benefícios.

Os pescadores também vão receber kits, com bolsa, camisas, bonés, protetor solar, entre outros itens.
EXPOSIÇÃO – No local, também estarão expostos quadros e poemas do artista riostrense Francischetti, na mostra “Os pescadores”; uma bela homenagem aos homens e mulheres que praticam essa atividade. A exposição está em cartaz no Parque dos Pássaros e será montada na Área de Eventos de Costazul, nesta sexta, 13, especialmente para o evento.
PROGRAMA DE SAÚDE – A iniciativa do Estado, implantada nos moldes do programa de Rio das Ostras, tem o objetivo de aproximar os pescadores do poder público, levando a esses trabalhadores informações para que possam avaliar suas condições de trabalho e sua segurança. Além disso, busca alertar esses profissionais sobre os possíveis problemas de saúde associados a seu ofício e propõe um horário de atendimento diferenciado, de acordo com a realidade da atividade dos pescadores.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.