Programa do MEC voltado para educadores

Programa do MEC voltado para educadores da zona rural é implantado em Rio das Ostras

Com objetivo de qualificar os professores que atuam na zona rural e de melhorar o desempenho dos alunos, Rio das Ostras começa a participar no segundo semestre deste ano do Programa Escola Ativa. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas classes multisseriadas, que reúnem estudantes de diferentes séries na mesma sala de aula.

Um grupo de 15 educadores das unidades municipais de ensino Trindade, Carlos Maurício e Professora Marinete Coelho de Souza, localizadas em Cantagalo, já estão participando de oficinas preparatórias para a Escola Ativa. Esses encontros acontecem na escola Trindade todas as quintas-feiras, das 17h às 20h, e são  dinamizados pela coordenadora pedagógica da Casa da Educação, Márcia Alves.

“Nesse primeiro momento, estamos orientando os professores sobre como trabalhar com os materiais que serão utilizados no Escola Ativa, entre esses o Ábaco, Tangram, Xadrez e Quadro Valor Lugar”, conta Márcia que, de 5 a 9 de julho, vai fazer um curso na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro para se qualificar como professora multiplicadora do Escola Ativa.

Entre os inscritos no Escola Ativa em Rio das Ostras estão Laura Tâmara Luiz e Sônia Maria de Andrade, professoras  de classes multisseriadas na escola Trindade. “Estou aprendendo jogos e novas formas de passar o conteúdo”, diz Laura. “Procuro adaptar tudo o que estou aprendendo para os alunos pequenos, já que trabalho com crianças de creche”, completa Sônia.

Aprendizagem – O Programa Escola Ativa propõe formas alternativas de organização e de funcionamento de turmas multisseriadas. Entre os objetivos apresentados pelo MEC estão fortalecer o desenvolvimento de propostas pedagógicas e metodologias adequadas a essas classes; realizar formação continuada para os educadores envolvidos no programa; estimular a colaboração entre os alunos e a participação nas atividades escolares.

FONTE:
Departamento de Jornalismo

Secretaria de Comunicação Social
Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.