Profissionais de nível superior se inserem no mercado via Banco de Empregos
Serviço da Prefeitura de Rio das Ostras também divulga oportunidades em cursos de qualificação
Profissionais de nível superior já descobriram o Banco de Empregos de Rio das Ostras como um bom caminho para se inserir ou voltar ao mercado de trabalho. Mantido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Banco oferece a moradores do Município empregos em diversas empresas e entidades, e ainda oportunidades para estágio, com vagas também para os níveis fundamental e médio.
De acordo com a coordenadora do Banco, Maria do Carmo Teixeira Trilha, semanalmente são oferecidas, em média, 800 vagas e a tendência é que o número de oportunidades para nível universitário aumente. “Hoje verificamos uma mudança no perfil das vagas publicadas, com a crescente oferta de empregos de nível superior. As empresas da região estão percebendo esta tendência e se cadastrando no Banco”, comemora.
Segundo Maria do Carmo, esta mudança vai ao encontro das transformações vivenciadas pelo Município nos últimos anos, em especial com o crescimento da Zona Especial de Negócios (ZEN) de Rio das Ostras, que impulsionou o desenvolvimento da cidade e requer trabalhadores mais qualificados.
Justamente para atender a este novo perfil de profissional exigido pelo mercado, em especial pelas indústrias da região, o Banco de Empregos da Prefeitura também divulga informações sobre os cursos de qualificação profissional promovidos pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de programas da Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.
HISTÓRIAS DE SUCESSO – Em março, a fisioterapeuta Edvânia Baracho da Silva procurou os serviços do Banco de Empregos. Em poucas semanas conseguiu uma posição numa clínica especializada. “É difícil encontrar boas oportunidades na área de Saúde. Precisamos procurar muito. Considero o serviço oferecido pelo Banco de Empregos excelente. Fui encaminhada para entrevistas que realmente estavam de acordo com o meu perfil”, avalia.
Ao lado da irmã Ariany, Elaine da Costa Pimentel abriu a clínica no centro do Rio das Ostras em setembro de 2013. “Fui bem atendida pela equipe do Banco de Empregos da Prefeitura. Especifiquei a vaga de fisioterapeuta e mandaram três candidatos para entrevista. O serviço funciona e só tem a acrescentar ao trabalho realizado por comerciantes e empresários do Município”, ressalta Elaine.
Uma empresa que comercializa refeições para diversos municípios do Norte-Fluminense, procurou o Banco de Empregos para preencher as posições de Supervisor de Qualidade e Supervisor de Educação Nutricional em colégios do Município.
“Estas vagas demandam, no mínimo, a graduação em Nutrição. Queremos profissionais para supervisionar nossas ações na cidade. Trabalhei durante cinco anos na cidade e tive a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelo Banco”, afirma Mônica Macedo, coordenadora operacional da empresa.
FUNCIONAMENTO – O Banco de Empregos de Rio das Ostras funciona na sala 16, do Centro de Cidadania, na Rua das Casuarinas, 595, no bairro Âncora. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2771-6413. A relação de vagas também pode ser consultada no portal da Prefeitura, no endereço http://www.riodasostras.rj.gov.br/banco-de-empregos.html
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social