Professores fazem curso de educação ambiental ministrado por equipe de Furnas

Educadores são orientados a ajudar a combater o desperdício e economizar energia

Um grupo de 40 professores da rede municipal de Rio das Ostras, divididos em duas turmas, participaram nesta semana do curso de capacitação ministrado na Secretaria de Educação pela equipe de Furnas Centrais Elétricas. Com carga horária de 20h, o curso tem o objetivo de preparar os educadores de Ensino Fundamental e Médio para que sejam multiplicadores de conceitos de educação ambiental, em especial que estimulem ações de economia de energia elétrica.

“Nosso curso de educação ambiental tem o foco na energia elétrica. Entre os assuntos tratados estão a produção energética no Brasil e no mundo, além de impactos ambientais das usinas e orientações sobre como evitar o desperdício e economizar energia,”, afirma Marcelo Maia, da equipe de Furnas. Marcelo conta que, ao final da capacitação, os educadores elaboram um projeto a ser desenvolvido nas escolas.

A promoção do curso, que tem como tema “A Natureza da Paisagem; Energia – Recurso da Vida”, é uma contrapartida ambiental de Furnas Centrais Elétricas. Em Rio das Ostras funciona a Subestação de Rocha Leão que, a partir de 2011, com a conclusão da Usina Hidrelétrica de Simplício, vai receber novas linhas de transmissão e uma carga maior de energia elétrica.

Segundo os organizadores do curso, em seis meses a equipe retorna a Rio das Ostras para acompanhar o desenvolvimento dos projetos de educação ambiental elaborados pelos educadores que participaram da capacitação. Haverá ainda mais dois módulos, um para lideranças comunitárias em geral e outro para a população de Rocha Leão.

 

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.