Professores e bolsistas de informática aprendem Língua Brasileira de Sinais
Cursos ministrados na Casa de Educação de Rio das Ostras capacitam ao atendimento de alunos surdos
Rio das Ostras conta com o Centro Tecnológico Para Educação Especial, que funciona na Escola Municipal João Bento Duarte Neto. Uma das bolsistas que atua no local, Jéssica Schwartz, de 15 anos, conta que o curso nasceu da necessidade de uma melhor comunicação com os deficientes auditivos. “Atendo uma aluna surda que não sabe Libras. Achei que se eu aprendesse poderia também ensiná-la a usar essa linguagem”, conta.
Cerca de 30 bolsistas do Programa Pró-Interação (Print), de informática educativa, estão fazendo o curso que terá duração de três meses. O professor de Libras Hugo Coelho de Oliveira, que leciona para as duas turmas, trabalha há 10 anos com Educação Inclusiva e diz que é importante que a língua de sinais seja cada vez mais conhecida.
“Rio das Ostras se destaca na Educação Inclusiva em relação aos demais municípios do Estado do Rio. Todos os professores que desejam podem fazer curso gratuito de Libras na Casa da Educação e agora também os monitores de informática estão tendo a oportunidade de aprender a língua de sinais”, enfatiza Hugo, psicopedagogo e mestrando em Cognição e Linguagem pela Uenf.
GRUPO DE ESTUDOS – A equipe de Educação Inclusiva da Casa da Educação promove grupos de estudos semanais com os professores itinerantes e de apoio, que acompanham as atividades dos alunos com necessidades especiais.
“Nossas reuniões tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre legislação e diferentes deficiências, além de fazer estudo de casos dos nossos alunos”, explica a psicopedagoga Eni Faria, coordenadora de Educação Inclusiva.
O atendimento em Educação Inclusiva é complementado com o curso de Português para alunos surdos.
FÓRUM DE LIBRAS – No próximo dia 23, o Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) promove o I Fórum de Libras, reunindo professores e estudantes. Durante o evento haverá oficinas temáticas, ministradas por surdos, com os seguintes temas: “A importância da Expressão Corporal e Facial no Discurso em Libras”, “Educação Inclusiva” e “Classificador em Língua de Sinais”. Os alunos do 3º ano do curso de Formação de Professores do Imero também vão desenvolver fóruns durante o evento.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo