Prefeitura reúne permissionários para anunciar licitação do transporte público de Rio das Ostras
Na reunião, imagens captadas por câmeras de monitoramento foram exibidas como forma de sensibilizar motoristas quanto à prudência no trânsito
A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano da Prefeitura reuniu vereadores, autoridades, permissionários e representantes do transporte público municipal na manhã desta quinta-feira, dia 16, no plenário da Câmara Municipal. O objetivo foi esclarecer aos interessados o processo de licitação que o segmento será submetido, por determinação do Ministério Público. Além disso, na ocasião foram reforçadas as regras sobre o trabalho de transporte, a fim de garantir um melhor atendimento aos passageiros. Alguns requerentes puderam ainda fazer a troca de linhas de localidades.
O Procurador Geral do Município, Renato Vasconcellos, expôs aos presentes à reunião informações sobre o processo licitatório do transporte público municipal, que deverá ser realizado ainda este ano.
Um grupo de permissionários fez um documento para o prefeito Carlos Augusto e para o presidente da Câmara, Carlos Afonso, demonstrando a satisfação desse novo critério de permissão à prestação de serviços, além de proporem alguns requisitos para a elaboração do edital de licitação. O chefe do Legislativo enalteceu a importância do processo licitatório e colocou a contribuição da Câmara à disposição.
Ainda durante a reunião foram exibidas imagens captadas pelas câmeras da Central de Monitoramento da Secretaria flagrando infrações de trânsito e má-conduta no transporte de passageiros. O objetivo foi reforçar que a Secretaria de Ordem Pública está atenta para cobrar a prudência dos permissionários, além de responsabilizá-los, quando conveniente. O secretário de Ordem Pública, Coronel Sérgio Pinto, ressaltou que a fiscalização de transporte está cada vez mais criteriosa, haja vista que a Prefeitura tem convocado, cada vez mais, fiscais classificados no concurso público.
O presidente da Câmara, Carlos Afonso, demonstrou preocupação com a imprudência de alguns motoristas e reforçou a importância da presença contínua, inclusive nos finais de semana, de fiscais de transporte, para coibir as infrações.
Segundo dados da Inspetoria de Transporte, cerca de 45 mil pessoas utilizam, diariamente, o transporte público municipal. Esse contingente aumenta, em média, 30% na alta temporada.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social