Prefeito assina pacto de gestão para melhorar atendimento social a moradores

Sistema de Único de Assistência Social prevê medidas em conjunto entre Estado e Governo Federal

A população de Rio das Ostras teve mais um ganho na última quarta-feira, dia 15. O prefeito Carlos Augusto assinou, juntamente com representantes de outros 91 municípios do Rio, o termo de compromisso com o Pacto de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A iniciativa prevê que o Estado e o Governo Federal ofereçam suporte técnico e financeiro a programas de assistência social dessas cidades. O objetivo é fortalecer e aprimorar serviços socioassistenciais fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o pacto consiste em um conjunto de ações, como capacitação profissional e ampliação do investimento no setor de assistência social. A Prefeitura de Rio das Ostras, então, assumiu o compromisso de atualizar, em até dois anos, o cadastro das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, que hoje chegam a 7,5 mil no município. Além disso, Estado e Governo Federal ajudarão a ampliar o atendimento nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especial em Assistência Social (CREAS).

Hoje, Rio das Ostras conta com três CRAS, de norte a sul da cidade; duas unidades de atendimento na zona rural: uma em Rocha Leão, e outra em Cantagalo; e um CREAS no Centro. Para a secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, o pacto só irá selar o bom relacionamento da prefeitura com as outras esferas do poder público. “Duas unidades do CRAS nossas já têm cofinanciamento do Estado e do Governo Federal. Agora, a assistência aos moradores tem tudo para ficar ainda melhor”, afirma a secretária, aproveitando para anunciar a construção de mais uma unidade do CRAS no município, que deve começar até o fim do ano. O local ainda não foi definido, mas será provavelmente no Âncora. 

A assinatura do pacto aconteceu no prédio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Rio de Janeiro. Estiveram presentes a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; o vice-governador, Luiz Fernando Pezão; o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, além de prefeitos e representantes dos 92 municípios do Rio de Janeiro.

BOLSA FAMÍLIA – A Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras começará em breve o recadastramento dos beneficiários do Bolsa Família no município. Atualmente, cerca de 7,5 mil famílias do município estão inscritas no programa,  sendo que  dessas apenas 3,4 mil recebem o complemento salarial. Com o novo cadastro, a prefeitura ainda poderá fazer um diagnóstico dos moradores de baixa renda na cidade.

ATENDIMENTO CONSTANTE – A prestação de assistência social aos moradores é constante. No mês de maio foram registrados 5,4 mil atendimentos nas cinco unidades do gênero do município: 2,1 mil no CRAS Norte, em Mariléa; 2 mil no CRAS Centro; 1,2 mil no CRAS Sul, em Cidade Praiana; 60 na unidade reformada em Cantagalo; e 50 em Rocha Leão.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.