Prefeitura participa de simulação de incêndio no Fórum Municipal
Equipes da Defesa Civil da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Controle Urbano e da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras participaram, na última sexta-feira, dia 14, de um treinamento de escape em caso de incêndios, no Fórum da cidade.
Durante o treinamento prático, envolvendo todos os profissionais da entidade, foi simulado um comunicado de evacuação do prédio e a Defesa Civil foi acionada, chegando ao local em aproximadamente seis minutos. Um veículo toyota de salvamento e um auto-tanque (caminhão-pipa) com capacidade de armazenamento de 12 mil litros de água auxiliaram, junto com agentes do órgão, a simulação do incêndio.
Bombeiros em Rio das Ostras – Segundo a juíza titular da Comarca de Rio das Ostras, Maira Valéria Veiga de Oliveira, o treinamento vai gerar um relatório, no qual serão abordados pontos tais como a distância geográfica entre Rio das Ostras e a sede dos Grupamentos dos Bombeiros de Macaé e de Casimiro de Abreu, que atendem o município, mas que podem ter dificuldades na prestação de socorro por conta da distância e do trânsito.
“O objetivo é a reavaliação da necessidade de implantação de um grupamento do Corpo de Bombeiros em Rio das Ostras”, resumiu a magistrada.
O prefeito Carlos Augusto Balthazar está empenhado em viabilizar mais este feito para o município. “Estou confiante em nosso entendimento com o Corpo de Bombeiros e o Governo do Estado, que tem se mostrado sensível à nossa situação. A cidade que mais cresce no Rio de Janeiro necessita da instalação de um Grupamento dos Bombeiros, o que trará mais segurança para a população”, declarou o prefeito.
Em casos de emergência, os moradores contam hoje com a Defesa Civil de Rio das Ostras, por meio do número 199, de discagem gratuita.
Treinamento teórico – Além do treinamento prático, a Brigada de Incêndio do Tribunal de Justiça realizou três dias de treinamento teórico. Visões preventivas e de combate a incêndio, percepção de riscos no ambiente, escape e noções de primeiros socorros foram alguns temas abordados.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social