Prefeitura investe em ações de segurança
Instalação de câmeras nas ruas, aumento do efetivo e parceria com a Policia Militar são algumas das medidas adotadas para reduzir os índices de violência
Preocupada com a segurança da população de Rio das Ostras, a Secretaria de Segurança Pública vem investindo em tecnologia e uma série de ações. Até agora já foram instaladas 20 câmeras de seguranças em vários pontos estratégicos da Rodovia Amaral Peixoto e das principais ruas do Centro. E a previsão é que sejam instaladas mais 80 câmeras. O município ainda pretende investir mais R$ 11 milhões nesse setor em 2014. Aumento do número de guardas nas ruas e parceria com a Polícia Militar são algumas das iniciativas.
De acordo com secretário, Major Celso Santos, as câmeras têm potencial de ajudar a reduzir os delitos em mais de 300%. Mas ele alerta que, esta não pode ser uma atividades isolada. É importante que a população participando com denúncias e sugestões. O secretário destaca que as pessoas devem ficar atentas, tomar cuidados básicos, principalmente quando saem das agências bancárias e nos momentos de chegada e saída das residências, observar se não existe ninguém com comportamento suspeito nas imediações.
MAIS GUARDAS – Outro fator que vem contribuindo para reduzir esse índice é o aumento do número de Guardas Municipais nas ruas. No início do governo eram cerca de 20 homens trabalhando por dia, atualmente são 80 guardas. O número total de guardas passou de 315, para 460 atuando nas vias públicas. Todo esse trabalho, já apresenta resultado.
“ Em maio não foi registrado nenhum homicídio no município, enquanto que no primeiro trimestre foram cinco, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública. O número de roubos e furtos caiu também cerca de 50% nos últimos 30 dias. E a expectativa é de que esses delitos continuem sendo reduzidos,” comentou o Major Santos
Atualmente, o poder público conseguiu recuperar cerca de 20 viaturas que tinham problemas mecânicos das 40 existentes. Em janeiro só havia oito viaturas circulando. A tecnologia também está chegando às viaturas e 10 câmeras serão instaladas nos veículos, permitindo que o guarda tenha acesso rápido às informações.
A Prefeitura também firmou parceria com o Comando da Polícia Militar no Rio de janeiro, que reforçou o efetivo em 15 policiais militares atuando nas ruas da cidade. O Município construiu uma nova base para a Policia Militar, que funcionará a partir de julho, além de um Centro de Formação de Praças, que irá absorver cerca de 100 novos policiais militares aprovados em concurso público para treinamento em Rio das Ostras.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social