Prefeitura inicia cadastramento para a área de saúde

A Prefeitura de Rio das Ostras iniciou na quarta-feira, dia 5, o cadastramento dos moradores do Residencial Praia Âncora para que eles possam receber o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
O trabalho está sendo realizado por uma equipe de 40 cadastradores e dois supervisores e deve ser encerrado até o próximo dia 31 de julho.

Os dados obtidos com o cadastramento serão enviados para o Governo Federal, que verifica se as informações estão corretas e valida os cartões do SUS das pessoas cadastradas. O cartão é emitido pelo Governo Municipal e será entregue na casa dos cadastrados. A previsão é que as pessoas comecem a receber os cartões a partir de outubro deste ano.

O cartão do SUS possui todas as informações sobre o histórico de saúde da pessoa, além das informações de identificação de seu portador. Com o cartão, quando um cidadão chega a uma unidade de saúde, em qualquer local do país, é possível que quem o atenda possa saber informações como quais os remédios que ele toma, se tem alguma doença ou se é portador de alguma deficiência, por exemplo.

Além do cartão do SUS, os dados do cadastramento também serão utilizados para a implantação do Programa de Saúde da Família (PSF) no Residencial Praia Âncora, que será a primeira localidade do município a ter o Programa em funcionamento.

Os moradores do Residencial Praia Âncora, que já receberam a visita dos cadastradores, aprovam a iniciativa. Para Luiz Carlos Araújo, por exemplo, o cadastramento poderá facilitar o atendimento na área de saúde no município. “Nunca tive problemas para ser atendido pela área de saúde na cidade, mas tudo o que for para trazer melhorias é bem-vindo”, comentou ele. Já Deusa do Nascimento acredita que a medida irá agilizar o atendimento na saúde em Rio das Ostras. “Gostei muito dessa iniciativa da Prefeitura. O atendimento na saúde pública deve ficar mais rápido”, disse ela.

OPORTUNIDADE – Todos as pessoas contratadas para fazer o cadastramento são de Rio das Ostras, a maioria, moradores do Residencial Praia Âncora, que estão tendo uma oportunidade de trabalho.

Antes de iniciar o trabalho, na quarta-feira passada, o prefeito se reuniu com os cadastradores para pedir empenho no trabalho, destacando a importância disso para o atendimento de saúde da população.

  • A saúde é prioridade do meu governo. Com o cartão do SUS, as pessoas poderão ter atendimento na saúde pública em qualquer local do país – disse Carlos Augusto.

O cadastramento está sendo realizado pela empresa Listen Local Information System, de Minas Gerais. Todos os cadastradores estão usando um uniforme e um crachá de identificação. O serviço é feito durante todos os dias da semana, incluindo sábado e domingo. Caso a família não seja encontrada na primeira vez que o cadastrador estiver na casa, ele voltará por mais duas vezes para tentar fazer o cadastramento.

Os moradores do Residencial Praia Âncora, cujas residências ficam vazias a maior parte do dia, podem procurar o escritório da Listen, no segundo andar do Centro de Cidadania, para fazer o cadastro. O escritório funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para se cadastrar é necessário levar carteira de identidade ou certidão de nascimento ou certidão de casamento das pessoas a serem cadastradas.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.