Prefeitura inicia atividades do Programa Jovem Cidadão

A Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras iniciou na quarta-feira, dia 03, as atividades do Programa Jovem Cidadão, que tem a participação de 50 jovens.

O objetivo do Programa Jovem Cidadão, que conta com a parceria de diversas secretarias municipais, é estimular o desenvolvimento do jovem riostrense, preparando-os como cidadãos atuantes no município e futuros profissionais. Cada jovem receberá uma bolsa-auxílio de meio salário mínimo.

O Programa Jovem Cidadão é dividido em três fases. A primeira, o Núcleo Básico, tem a duração de dois meses e passará aos jovens noções de cidadania. Em seguida, os jovens passam para o Núcleo Específico, com a duração de quatro meses, que dará a eles conhecimentos sobre Meio Ambiente e Turismo, que, inicialmente, são os dois temas principais do Programa Jovem Cidadão. Na última fase, os jovens passam para o Núcleo Vivência, no qual permanecerão até completarem 18 anos, e quando passarão a atuar nos programas desenvolvidos nas secretarias.

O Jovem Cidadão conta com uma equipe multiprofissional, formada por assistentes sociais, psicóloga e pedagoga e tem a coordenação pedagógica de Eliara Fialho Ribeiro dos Santos. A equipe vai fazer um acompanhamento também das famílias dos jovens durante todo o Programa, promovendo reuniões semanais com os responsáveis pelos jovens.

– Gosto muito da área de Turismo e acho que o Programa pode ajudar na minha formação profissional e na entrada no mercado de trabalho – diz Valeska Cristina da Cunha Abrantes, 16 anos, moradora do Liberdade e uma das participantes do Programa.

Para outro participante, João Vitor Alves dos Santos, 16 anos, morador do Nova Esperança, o Programa vai ajudá-lo a ganhar mais conhecimentos sobre Turismo e Meio Ambiente. “O que eu aprender aqui pode me ajudar a conseguir um bom emprego no futuro”, diz ele.

TERMO DE RESPONSABILIDADE – No dia 28 de dezembro, os jovens e seus responsáveis estiveram na Câmara Municipal para conhecerem um pouco mais sobre o Programa. Na ocasião, os responsáveis também assinaram o termo de responsabilidade, no qual se comprometem a cumprir as exigências do Programa.

Para a secretária de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, Márcia Almeida, o Programa é uma oportunidade para que os jovens tenham um futuro melhor. “A idéia é que os jovens estejam preparados para o mercado de trabalho, já que os jovens significam parte do nosso futuro”, diz a secretária, acrescentando a importância da participação das famílias no Programa.

– Este Programa é um momento histórico para os nossos jovens que terão a oportunidade de participar do crescimento do nosso município. Nós também ficamos muito felizes em poder participar deste momento da vida desses jovens – diz o prefeito Carlos Augusto.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.