Prefeitura inaugura nova sede da Casa da Criança e amplia atendimento às famílias

Espaço beneficia crianças de até 5 anos em horário parcial ou integral, ajudando a prevenir situações de risco e exclusão social

Com o objetivo de oferecer um espaço físico adequado, a Prefeitura de Rio das Ostras inaugurou nesta terça-feira, dia 9, no Liberdade, uma nova sede da Casa da Criança. A mudança de prédio possibilitou ampliar o atendimento de 45 para 120 crianças, garantindo mais conforto e melhor qualidade dos serviços. O prefeito Sabino, durante a solenidade, reafirmou o seu compromisso de priorizar o cuidado com as pessoas, especialmente as mais carentes.

“A nossa cidade completa 21 anos e podemos dizer que todas as nossas conquistas foram alcançadas com dificuldade. Mas não devemos perder de vista que o bem maior de uma cidade é sua população e a ação social se volta prioritariamente para os que mais precisam. Encontramos uma Prefeitura endividada e vamos atravessar um ano muito difícil. Ainda assim, não deixaremos de atender, dar dignidade, acolhimento às nossas crianças porque quem recebe amor só é capaz de entregar amor”, afirmou Sabino.

Segundo Rose Santos, secretária de Bem-Estar Social, pasta que gerencia a Casa da Criança, oferecer um espaço melhor para os atendidos no projeto foi um compromisso assumido ainda no período de transição de governo. “Fui conhecer as unidades e fiquei encantada com a dedicação de toda equipe. Percebi, no entanto, que o espaço físico da Casa do Liberdade não era adequado. Aceitamos o desafio de procurar um novo imóvel e prepará-lo para receber as nossas crianças”, relembrou Rose.

PROJETO – A Casa da Criança é um projeto social que tem por objetivo o desenvolvimento de atividades com crianças na faixa etária de 1 ano e meio a 5 anos, em horário integral e parcial. É um serviço da Proteção Social Básica e de Atendimento à Família, conforme previsto na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, Resolução número 9, de 11 de novembro de 2009. As atividades, que envolvem familiares e comunidade, ajudam a fortalecer vínculos, promover o acolhimento, prevenir situações de risco, vulnerabilidade e exclusão social.

São priorizadas crianças pertencentes a famílias atendidas pelo Cras – Centro de Referência de Assistência Social, Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Conselho Tutelar. Entre as atividades desenvolvidas na Casa da Criança estão oficinas como Linguagem e Comunicação, Identidade e Autonomia, Raciocínio Lógico, Movimento e Ação; aulas passeios e visitações aos pontos turísticos e históricos do município de Rio das Ostras; atendimento e acompanhamento psicossocial; visitas domiciliares; palestras e oficinas socioeducativas com os pais. A nova sede funciona na Rua Mayer, 747, no Liberdade.

PRESENÇAS – A solenidade de inauguração, que integra a programação de 21 anos de aniversário de emancipação político-administrativa de Rio das Ostras, contou com a presença de famílias assistidas, comunidade e autoridades. O vice-prefeito Gelson Apicelo, o presidente da Câmara de Vereadores, Alzenir Pereira Mello, a coordenadora da Casa da Criança, Marilúcia Ferreira Pereira, a “tia Lúcia”, o subsecretário de Bem-Estar Social de Casimiro de Abreu, Bruno Valente, secretários municipais e todos os vereadores compareceram ao evento.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.