Prefeitura de Rio das Ostras viabiliza linha de crédito a empresários da ZEN

Empresários da Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras (ZEN) participaram no dia 1º de uma reunião promovida pela Prefeitura de Rio das Ostras. O encontro teve como objetivo apresentar e viabilizar aos empreendedores o Programa de Geração de Emprego e Renda (PROGER), instituído pelo Ministério do Trabalho e Emprego, cuja finalidade é o financiamento de projetos de investimento que proporcionem a geração ou manutenção de emprego e renda, através dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). A reunião contou com a presença do vice-prefeito, Ronaldo Fróes, da secretária de Bem-Estar, Márcia Almeida, do presidente da Câmara, Carlos Afonso, do vereador Rosenildo Viana, além do presidente da Comissão Consultiva da ZEN, Roger Vilela e representantes do Banco do Brasil.

O PROGER será viabilizado pela prefeitura em parceria com o Banco do Brasil, que atua como agente financeiro do Programa, tornando disponível para micro e pequenas empresas o acesso aos recursos do FAT através da linha de crédito. Segundo Roger Vilela, o programa servirá como um agente facilitador para que as empresas possam investir em construção e compra de equipamentos. “Através desse programa as empresas poderão agilizar sua instalação na ZEN”, comentou Roger , que também aproveitou o encontro para falar sobre os investimentos de infra-estrutura – drenagem, esgoto e pavimentação – que a prefeitura está fazendo no local.

O presidente da Comissão consultiva da ZEN também cobrou mais empenho dos empresários para que agilizem a regularização das pendências para a aprovação dos projetos de construção junto à prefeitura. De acordo com ele, 73 empresas já possuem o termo de concessão para se instalarem no local, sendo que, dessas, 20 já iniciaram as obras de instalação na ZEN. “Várias delas já começam a operar no local no primeiro semestre de 2006”, prevê Roger.

BANCO DE EMPREGOS – Durante o encontro, a secretária de Bem-Estar Social (SEMBES), Márcia Almeida, ressaltou aos empresários a importância deles utilizarem os serviços do Banco de Empregos oferecidos pela SEMBES no município. “É muito importante que os empresários que se instalarem no município assumam o compromisso de responsabilidade social optando pela mão-de-obra local”, defendeu a secretária.

O Banco de Empregos da SEMBES faz parte do programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda da secretaria e oferece serviços gratuitos de captação de vagas e encaminhamento ao mercado de trabalho para trabalhadores e empresas.

PROGER – O PROGER é destinado a empresas com faturamento até R$ 5 milhões anuais e financia até 80% do valor do projeto de investimento, limitado a R$ 400 mil. O prazo para pagamento é de até 60 meses, incluindo carência de até 12 meses (os prazos podem variar dependendo dos itens a serem financiados).

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.