Prefeitura de Rio das Ostras oferece hidroterapia para gestantes

Atividade faz parte do Pré-natal promovido na rede municipal

A Prefeitura de Rio das Ostras aprimora os serviços de saúde, priorizando a humanização do atendimento. Nessa linha, a Secretaria de Saúde passou a oferecer hidroterapia para as gestantes que realizam o pré-natal na rede municipal. A atividade melhora as condições físicas das mulheres, promove tranquilidade e ainda as prepara para o parto normal. Podem participar grávidas a partir do terceiro mês de gestação, desde que liberadas pelo médico. As sessões acontecem na piscina aquecida do Parque da Cidade, em Nova Cidade.

Grávida de sete meses, Mikaella Faria chega para sua sessão semanal de hidroterapia. “É muito bom fazer a hidro, você se sente menos inchada, mais disposta”. Essa é a proposta da Secretaria de Saúde com o novo trabalho, levar qualidade de vida e saúde às mulheres neste momento tão especial.
Segundo a fisioterapeuta Daniela de Lima, responsável pela hidroterapia, a atividade leva saúde e bem-estar. “As grávidas se queixam de dores e inchaços nas pernas e dor de coluna causadas pelo ganho rápido de peso. A hidroterapia reduz as dores, fortalece a musculatura e melhora o equilíbrio. Além disso, é um processo importante na preparação para o parto normal, tipo de parto que estimulamos na rede municipal”, explica a especialista, que completa que a fisioterapia na água contribui para que as gestantes possam realizar com mais conforto as atividades do dia a dia, coisas simples que se tornam um desafio na gravidez.
Rayanne de Fátima está no quinto mês de gravidez e percebe bem os efeitos benéficos da hidroterapia. “Me sinto melhor, mais leve. A preguiça se afastou de mim!”, diz animada. Ela participa dessas e de todas as atividades do Pré-natal, além das consultas regulares de saúde, como as rodas de conversa com outras mulheres e com os profissionais da rede. “A gente tira muitas dúvidas. Aprende muito nesses bate papos”, explica Rayanne.
A fisioterapeuta explica que as sessões devem reunir no máximo 12 mulheres, que podem participar das atividades até o nono mês de gestação, desde que estejam bem de saúde. “Já houve uma gestante que fez a última sessão de hidroterapia um dia antes do parto”, contou Daniela. A especialista acrescenta que a atividade ainda contribui para criar vínculo entre as mulheres, como uma forma de lazer. As sessões de hidroterapia acontecem às segundas-feiras, às 14h, e às quartas-feiras, às 16h.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.