Prefeitura de Rio das Ostras lança ao mar a segunda parte do emissário submarino

A Prefeitura de Rio das Ostras realizou nesta terça-feira, dia 7, o lançamento da segunda parte do emissário submarino, que faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário do município.

Com 800 metros de comprimento, a tubulação foi submersa na Praia de Costazul depois de ser rebocada pelo Rio São João até a praia, em uma operação que durou cerca de 12 horas.

O trabalho foi similar ao que ocorreu no dia 23 de janeiro, quando o município fez a submersão do primeiro trecho do emissário, no entanto, segundo a secretaria de Obras do município, foi uma operação mais demorada, visto que o acoplamento dos trechos do emissário foi um processo mais complexo. A previsão é que a próxima parte da tubulação seja lançada ao mar em 15 dias.

SISTEMA – O Sistema de Esgotamento Sanitário de Rio das Ostras, um dos mais modernos do país, atenderá as necessidades do município até o ano de 2020, considerando o crescimento populacional de Rio das Ostras, hoje em 8% ao ano. Todo o esgoto da cidade será transportado pela rede coletora e encaminhado à estação de tratamento, onde receberá tratamento primário. Após essa etapa, os efluentes tratados seguem para o emissário terrestre e em seguida para o submarino, que será responsável pelo lançamento do esgoto tratado, com 90% de índice de pureza, a uma distância de 3.880 metros da costa. Rio das Ostras é o único município do país com menos de 100 mil habitantes a utilizar esta moderna tecnologia.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.