Defesa Civil de Rio das Ostras completa um ano de atividades

O Departamento de Defesa Civil da Secretaria de Guarda e Trânsito da Prefeitura de Rio das Ostras completou um ano de atividades em janeiro deste ano.

O diretor do Departamento, Werther de Albuquerque Lima, explica que o órgão tem uma função preventiva e também de atendimento. “Em situações de normalidade, a Defesa Civil tem a função de prevenção e preparação. E nas situações de anormalidade, temos que dar as respostas e auxiliar na reconstrução”, disse ele.

Para evitar acidentes, a Defesa Civil faz um trabalho constante de fiscalização em todas as localidades do município para conscientizar os moradores sobre a importância de evitar construir em áreas de risco e jogar lixo em locais inadequados, entre outras coisas.

Werther lembra ainda que a Defesa Civil do município também é responsável pelo primeiro atendimento até a chegada da viatura do Corpo de Bombeiros, vinda de Macaé, em casos como incêndios ou acidentes de trânsito. “Na época do verão, nós fazemos de 6 a 10 atendimentos por dia para combater focos de incêndio no mato”, disse o diretor do Departamento.

Segundo Werther, a Defesa Civil vai implantar neste ano no município os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs), que visam preparar voluntários para auxiliar a Defesa Civil em situações de emergência. Para isso, os voluntários passarão por treinamentos constantes. Também será implantada no município a Defesa Civil Mirim, que vai treinar estudantes da rede municipal para ensinar a eles noções de primeiros-socorros e preservação do Meio Ambiente.

A Defesa Civil atua ainda em casos de problemas causados pelas chuvas. “Como Rio das Ostras está em uma bacia, que teve vários locais aterrados, quando chove alguns locais alagam e nós atuamos retirando as pessoas das áreas de risco e levando para abrigos os desalojados ou desabrigados”, disse Werther, acrescentando que a Defesa Civil também atua no apoio dos projetos Ostrinha na Praia, Ostrinha na Floresta e em diversos eventos realizados no município.

Werther destaca ainda que a Defesa Civil está à disposição de associações de moradores, escolas ou outras entidades que desejem receber uma palestra sobre as funções e atividades do órgão. Os interessados podem ligar para os números 1532 ou (22) 9831-8302.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.