Prefeitura de Rio das Ostras forma 100 trabalhadores em cursos de qualificação

 

A Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras realizou na quarta-feira, dia 22, a formatura de 100 trabalhadores do município que participaram de dois cursos de qualificação profissional realizados em parceria com a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda e a Comissão Municipal de Emprego, utilizando verbas do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

O curso de encanador industrial formou 40 alunos, que tiveram aulas durante um mês no Centro de Aprendizagem Robert Kern, em Cidade Praiana. Ao final do curso, os alunos receberam um certificado e uma cesta básica.

Já o curso de operador de telemarketing, que contou também com a parceria do IQUAVI (Instituto de Qualidade de Vida), qualificou 60 trabalhadores. Neste curso, os alunos receberam vale-transporte e almoço durante todos os dias de aulas, que aconteceram no Centro de Cidadania, e ao final, um certificado de conclusão do curso.

As formaturas contaram com a presença do prefeito Carlos Augusto, do secretário estadual de Trabalho e Renda, Marco Antônio Lucidi; da secretária de Bem-Estar Social da Prefeitura de Rio das Ostras, Márcia Almeida; o presidente da Comissão Municipal de Emprego, Airton Violento; os vereadores Robson Carlos de Oliveira e Edílson Gomes, além de secretários municipais e convidados.

A secretária de Bem-Estar Social disse que a qualificação profissional para a geração de emprego e renda é uma das metas do governo municipal. “Estamos fazendo projetos de inclusão social, em parceria com a iniciativa privada e o governo estadual, para formar mão-de-obra qualificada para o competitivo mercado de trabalho”, disse Márcia, acrescentando que a Brasil Telecom já solicitou os currículos dos formandos no curso de telemarketing para que possa selecionar alguns para trabalhar na empresa.

O prefeito ressaltou que a qualificação profissional é importante para que os empregos que são gerados com o desenvolvimento da cidade possam ser ocupados por trabalhadores locais, gerando renda para os moradores do município. “É um compromisso do nosso governo continuar trabalhando para fazer mais cursos de qualificação para que a nossa população esteja cada dia mais bem preparada para o exigente mercado de trabalho. O desemprego afeta a auto-estima das pessoas e queremos evitar que isso aconteça em nossa cidade”, disse Carlos Augusto, acrescentando ainda que a mão-de-obra local, desde que com boa qualificação, terá prioridade nos empregos gerados na ZEN (Zona Especial de Negócios).

Para Marco Antônio Lucidi, a qualificação profissional permite a inclusão social pelo trabalho e não pela doação. “Adquirindo conhecimento, a pessoa também pode melhorar sua qualidade de vida. O governo do estado vai fazer mais cursos e contamos com parcerias para isso”, disse o secretário estadual de Trabalho e Renda.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.