Prefeito pede apoio ao Estado
Prefeito pede apoio ao Estado para fortalecer segurança em Rio das Ostras
Secretário estadual anunciou concurso este ano para aumento do efetivo policial e aquisição de novas viaturas
Na última quarta-feira, dia 9, o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, esteve na Secretaria Estadual de Segurança Pública, reunido com o secretário José Mariano Beltrame. O objetivo do encontro foi pedir mais atenção do Governo do Estado para o município quanto ao quesito segurança. Beltrame enalteceu a união entre os Poderes Públicos em Rio das Ostras e definiu o prefeito como um grande articulador em prol da população. O secretário anunciou que haverá um concurso público, ainda em 2010, para aumento do efetivo, além da compra de novas viaturas.
Para respaldar a solicitação de fortalecimento da segurança em Rio das Ostras, o prefeito Carlos Augusto entregou ao secretário Beltrame um dossiê com matérias publicadas na imprensa sobre delitos no município, pediu reforço do efetivo da Polícia Militar e o aumento do número de viaturas.
Como resultado do encontro, o prefeito conseguiu firmar uma parceria com o Governo do Estado para a realização de cursos de patrulhamento, fiscalização, motociclistas, entre outros, direcionados à Guarda Municipal.
“Estamos empenhados, junto ao Governo Estadual, para melhorar as condições de segurança de Rio das Ostras. Nossa cidade tem o índice populacional que mais cresce no Estado e é comum enfrentarmos esse problema. Porém, faremos todo o esforço possível para proteger nossos moradores e turistas”, disse Carlos Augusto.
No encontro, o prefeito foi acompanhado do vice-prefeito, Wilton Broder, do secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Coronel Sérgio Pinto e do padre Alexandre Albuquerque, representando a sociedade civil organizada.
Registro de ocorrências – Durante a reunião, foi discutida a necessidade de a população registrar todas as ocorrências, por mais simples que pareçam. Isso para que as estatísticas levem a ações de planejamento mais intensas na cidade. Segundo dados do Governo do Estado, não constam registros do alto índice de criminalidade em Rio das Ostras, se comparado a outros municípios fluminenses.
O prefeito lembrou ao secretário de Segurança Pública que o município já está agindo para que os números de registros se aproximem da atual realidade da cidade. Em maio, Carlos Augusto, junto aos vereadores de Rio das Ostras, convocou uma reunião com autoridades da Polícia Civil para solicitar a presença do delegado e o registro de ocorrências durante todos os finais de semana nas cidades mais populosas, Rio das Ostras e Macaé. A decisão teria início ainda este mês.
Apoio do Município – O secretário de Ordem Pública de Rio das Ostras reafirmou o apoio que a Guarda Municipal oferece às Polícias. Além do patrulhamento com viaturas municipais, ele falou da Central de Monitoramento, com oito câmeras instaladas pela Prefeitura para auxiliar a ordenação do tráfego, mas que contribuem também para coibir a atuação de delinqüentes.
Reforços – De acordo com o secretário de Segurança Pública, a previsão é de que cinco mil soldados sejam convocados para a PM e divididos, a partir de 2011, entre as principais áreas de conflitos da capital e as cidades do Interior.
Mariano Beltarme anunciou que, para reforçar o efetivo de segurança, o Governo do Estado realizará um concurso, ainda este ano, para a Polícia Civil. A previsão é de que neste ano também as convocações aconteçam e os concursados sejam alocados em diversos municípios do Rio de Janeiro.
O secretário de Segurança Pública informou ainda às autoridades riostrenses que dentro de 15 dias haverá um pregão para a aquisição de novas viaturas para a PM.
FONTE: Secretaria de Comunicação Social