Prefeito participa do “Projeto Acolhida” da Secretaria de Saúde

O projeto inovador oferece a pacientes dos postos de saúde café da manhã e atendimento personalizado de psicólogo, nutricionista, dentista e assistente social

 

O Prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, conheceu de perto, no último dia 11, no Posto de Saúde de Nova Esperança, o “Projeto Acolhida”, promovido pela Secretaria de Saúde. A Secretaria criou um projeto inovador, pelo qual semanalmente, conforme o calendário de coleta, cada unidade de saúde oferece um café da manhã para as pessoas que fizeram exame de sangue. Durante o café, elas recebem atendimento personalizado de psicólogo, nutricionista, dentista e assistente social. Todos os postos de saúde do município já receberam o projeto, que começou em julho deste ano.

Conversando pessoalmente com os atendidos, o Prefeito constatou o resultado positivo da iniciativa do município no atendimento humanizado de saúde e ouviu muitos elogios à proposta. “Estamos encantados com o trabalho que o secretário, Dr. Sérgio Carvalho, e o Prefeito vêm fazendo na Saúde. O Projeto Acolhida está agradando a todos, como uma maneira generosa e simpática de atender à população”, diz o Sr. Amaro dos Santos, morador de Nova Esperança e integrante do Conselho Municipal de Planejamento do Orçamento Participativo.

“O Projeto Acolhida vem ao encontro da minha proposta de Saúde para Rio das Ostras: um atendimento mais humano e que aproxima a prefeitura da nossa população. O cidadão, quando chega aos postos, é acolhido com atenção e tem seu problema de saúde resolvido ou é encaminhado da melhor forma. Nosso compromisso é com as pessoas”, destacou o Prefeito, que participou do projeto acompanhado do Presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Afonso, e do vereador Rosenildo Correa Viana.

Humanização do atendimento- O café da manhã não serve somente como alimentação, importante para os pacientes que chegam em jejum para a coleta de sangue. Serve como momento de integração e acolhimento. Ao redor da mesa de café, a equipe de saúde pode conversar com as pessoas atendidas e fazer encaminhamentos quando necessário. “É um atendimento mais humano e integral, que leva em conta o histórico de vida, da família e de saúde do cidadão”, explica o Secretário Sérgio Carvalho. Com esse objetivo, pessoas que participaram do projeto, depois dessa primeira conversa informal com a equipe de saúde, estão sendo encaminhadas aos programas de saúde da Secretaria, como o de Hipertensão e Diabetes, de Saúde Mental, Saúde da Mulher etc.

Obras de melhoria Na ocasião, as autoridades, acompanhadas do Secretário de Obras, Paulo Villaça, também vistoriaram as obras de melhoria do posto de saúde de Nova Esperança, em fase de conclusão. Depois de finalizadas as obras, a população vai contar com um local mais seguro e confortável.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.