Prefeito Carlos Augusto busca parceria de Cuba na implantação do PSF em Rio das Ostras

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, se reúne nesta sexta-feira, dia 2, com o ministro da Saúde de Cuba, Juaquim Martinez. No encontro será assinado um convênio de colaboração médica com Cuba para transformar o Programa Saúde da Família (PSF) de Rio das Ostras em modelo para o País. A idéia, segundo o prefeito, é levar profissionais cubanos com experiência em saúde familiar para o Município. A iniciativa visa promover um intercâmbio de conhecimentos com os especialistas da rede municipal de saúde.

Rio das Ostras, que começou a implantar o PSF em 2006, se prepara para a contratação dos agentes comunitários que atuarão no programa. A cidade deverá contar com mais de 200 agentes para atender à população, junto com as equipes de saúde do PSF.

– Cuba é referência em saúde da família em todo o mundo. Por isso, viemos buscar conhecimentos para que o nosso PSF também se transforme em modelo. O objetivo é fazer do trabalho preventivo, uma ação constante na saúde de nosso município – explicou Carlos Augusto.

A reunião foi agendada no dia 30 de janeiro, durante a visita do prefeito à Policlínica Placa de La Revolución, instituição especializada em saúde da família, situada em Havana. O prefeito, acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Afonso Fernandes, vereador Orlando Ferreira Neto e pela secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, foi recepcionado pelo diretor da policlínica, Cosme Ordóñez, e pelos médicos especialistas em saúde da família, Terezita Frias e Sancristóbal Diaz. Eles apresentaram ao grupo toda a infra-estrutura da instituição, além de explicar o método utilizado por seu país para desenvolver a medicina familiar.

Segundo Terezita, que já atuou por três anos no Brasil em vários Estados na implantação do PSF, essa proposta é desenvolvida há 23 anos em Cuba, o que vem contribuído muito para a redução de doenças.

– O PSF trabalha principalmente a conscientização das pessoas para que todos tenham uma boa saúde. Nós prevenimos as doenças através da educação – ressaltou a especialista.

FONTE: SECOM – PMRO. 

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.