Prefeito Carlos Augusto assina convênio para implantação de cursos profissionalizantes da Firjan em

O prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto, assinou nesta sexta-feira, dia 2, um acordo de cooperação técnica com a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), representada pelo presidente regional da instituição, Luiz Césio Caetano. A assinatura do convênio, que prevê benefícios para o município nas áreas de educação e saúde, contou com a participação da secretária de Educação, Maria Lina da Paixão, do subsecretário de Ciência e Tecnologia, João Lúcio de Carvalho, além de outros secretários municipais e representantes do Sistema Firjan da região.

A assinatura do documento aconteceu pela manhã no Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (IMERO) e teve a presença de alunos da 1ª e 2ª séries do ensino médio da escola, que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o convênio firmado.

Segundo o presidente regional da Firjan, a instituição, por meio de suas unidades Sesi-RJ e Senai-RJ, irá oferecer 100 vagas para cursos profissionalizantes a jovens e adultos em áreas que ainda serão definidas pelo município em conjunto com o órgão. “Serão cursos curtos nas áreas de maior demanda do município e da região”, adiantou Luiz Césio, dizendo que a previsão é que os cursos entrem em funcionamento no início do próximo ano.

O convênio prevê ainda reforço escolar aos alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental do município com defasagem de aprendizado, além de exames de acuidade visual aos alunos da primeira série do ensino fundamental. “Aqueles que apresentarem problemas de visão terão a oportunidade de receber, gratuitamente, lentes corretivas”, comentou o presidente regional da Firjan.

Para o prefeito Carlos Augusto, o município apenas tem a ganhar com essa parceria, visto que ele apenas oferecerá o apoio logístico ao projeto. “Essa parceria dará a oportunidade para que nossos jovens possam se qualificar para o mercado de trabalho, além de visar a boa saúde de nossos alunos”, comentou o prefeito.

Prefeito ouve reivindicações de alunos do IMERO

Antes e depois da assinatura do convênio com a Firjan, o prefeito Carlos Augusto, se reuniu com os alunos do ensino médio do IMERO, de quem ouviu reivindicações e sugestões na área da educação.

Eles falaram sobre transporte escolar, estágio remunerado e propostas de cursos de qualificação para jovens. “Foi um encontro muito positivo, no qual pudemos trocar informações e esclarecer dúvidas”, avaliou o prefeito, lembrando que este foi o primeiro encontro entre muitos outros.

FONTE: SECOM – PMRO.

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.