Posse do Conselho do OP Jovem de Rio das Ostras reuniu centenas de pessoas na Câmara

Programa, que reúne representantes de escolas, visa estimular o debate de políticas públicas para a juventude

Centenas de pessoas prestigiaram a Cerimônia de Posse do Conselho do Planejamento e Orçamento Participativo – OP Jovem, biênio 2014-2016, nesta quinta, 26, na Câmara Municipal. Além dos 27 novos conselheiros, o evento contou com a presença do prefeito Sabino e de diversos secretários municipais. O OP Jovem reúne representantes de escolas das redes públicas e particulares do Município e tem como objetivo estimular o debate de políticas públicas para a juventude. O estudante Gabriel Mattos foi empossado como presidente.

O prefeito Sabino destacou o histórico de implantação no Município, em 1997, um programa inovador que teve muita resistência. “A sociedade tem o direito e o dever da participação. É importante que os conselheiros tenham um papel contestador. Ao participarem do Conselho, vocês estão dando uma oportunidade para a nossa sociedade de se transformar – nós precisamos disso – vocês querem e devem operar essa transformação. Transformar ideias e sonhos em oportunidades”, destacou.

O secretário de Planejamento, Urbanismo e Habitação, Maurício Pinheiro, lembrou que o Orçamento Participativo Jovem oferece a oportunidade de exercer a cidadania, o que muitos jovens, como ele, foram privados no período da ditadura. “Vocês assumem um compromisso aqui. É preciso coragem e dedicação. A participação popular é como uma planta que se cuida e colhe todos os dias”, destacou.

De forma democrática, o prefeito Sabino quebrou o protocolo e convidou os jovens a falar sobre o programa e suas expectativas. Para a vice-presidente do Conselho, Thabatta Ferreira, de 15 anos, a participação no programa permite aos jovens cobrar e discutir as políticas públicas em seu benefício.

O conselheiro Luiz Gabriel Tinoco destacou o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras ao programa. “Sempre sonhei em estar com a palavra na Câmara de Vereadores. Sempre ouço dizer que os jovens são o futuro da nação, mas aqui somos o presente. Muitos políticos não escutam o que temos para dizer, mas muitos jovens são comprometidos, querem estar aqui falando, participando, discutindo ideias. Por isso, quero agradecer ao prefeito Sabino e sua equipe”, disse.

A ex-presidente do Conselho do OP Jovem, Bruna Soares, agradeceu o apoio e a participação dos antigos conselheiros e desejou sorte ao sucessor, Gabriel Matos.

Além das autoridades citadas, o evento contou com as presenças dos secretários de Educação, Andréa Machado; o subsecretário de Planejamento, Vladimir Macedo; o vice-presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Mário Marcelo; e a presidente do Conselho de Orçamento Participativo, Eunice Dias; além das deputadas estaduais juvenis Thais Correia (representante de Rio das Ostras) e Irlane Alexandria (representante de Carapebus), do Parlamento Juvenil do Rio de Janeiro.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.