Portadores de deficiências motoras ganham próteses e meios auxiliares de locomoção

Iniciativa faz parte de parceria entre Prefeitura e Associação Pestalozzi

Cerca de 40 portadores de deficiências motoras receberam na última quarta-feira, dia 22, na sede administrativa da Prefeitura de Rio das Ostras, próteses, órteses, sapatos especiais para diabéticos e meios auxiliares de locomoção,como cadeira de roda, muleta e andador. A doação do material faz parte do projeto “Me Leva que Eu Vou” da Associação Pestalozzi Niterói, que também faz o acompanhamento dos pacientes. A iniciativa é uma parceria entre a associação e a Secretaria de Bem-Estar Social. Os beneficiários também integram o Programa Vencendo Barreira, da Prefeitura
Maria Francisca e seu marido Nagib são diabéticos e fazem acompanhamento na Secretaria de Saúde. Ambos foram beneficiados e receberam sapatos especiais, uma vez que a doença causa problema nos pés. “Sempre usamos chinelos, mas é muito arriscado. Com estes sapatos teremos melhores condições de caminhar”, declarou Maria Francisca.
Ester Teixeira, de 82 anos, ganhou um novo andador da Pestalozzi. “Sofro de artrose e meu andador não tinha mais condições. Graças a Deus recebi um novo. Estou muito feliz”, disse.
A Associação Pestalozzi de Niterói realiza, desde 1948, assistência médico-social e assistência educacional aos portadores de deficiência física e mental.
 
Parceria – O critério para a “dispensação” – termo utilizado para a concessão dos equipamentos – acontece após a avaliação da equipe de serviço social da Pestalozzi e das assistentes sociais da Secretaria de Bem-Estar de Rio das Ostras.
Antes da parceria, para proporcionar mais comodidade aos munícipes com deficiências e doenças crônicas, a Prefeitura levava os pacientes até Niterói para que lá fossem feitas as avaliações das necessidades. Com o programa da Pestalozzi  “Me leva que eu vou”, o processo é feito em Rio das Ostras, em muitos casos, na própria residência da pessoa.
 
Vencendo Barreiras – O êxito da parceria soma-se ao Programa Vencendo Barreiras, que segue os mesmos moldes e a mesma finalidade, e é mantido exclusivamente pela Secretaria de Bem-Estar Social da Prefeitura.  Antes o programa se resumia a doação de cestas básicas, mas em 2005 foi ampliado para atender mais famílias e passou a disponibilizar também cadeiras de rodas motorizadas, fraldas, colchões de água, muletas entre outros materiais, além de oferecer suporte alimentar.
A cada seis meses profissionais da Secretaria fazem o monitoramento para analisar a necessidade de substituição dos materiais concedidos. Em caso de morte do usuário, o equipamento em boas condições é devolvido à Secretaria para que outra pessoa possa fazer uso.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.