Poetisa renomada abre o projeto “Imagens que te quero ler” em Rio das Ostras

O Centro Educacional Casulo de Rio das Ostras trará nos dias 31 de março e 1º de abril a poetisa Roseana Murray.

A autora do universo literário inaugurará o projeto “Imagem que te quero ler”, uma ação multidisciplinar da escola que tem como eixo a revitalização da biblioteca, através de atividades interativas, com objetivo de estimular os alunos ao prazer da leitura.

Este projeto é uma ação que envolve as crianças do 4º, 7º e 8º anos, que já trabalham nas salas de aula com duas obras da escritora brasileira – O Manual da Delicadeza e Receitas de Olhar. A proposta da equipe pedagógica é apresentar aos alunos uma ação inovadora da leitura através de imagens, interagindo artisticamente. Com base na obra de Roseana, os alunos criarão telas artísticas, poesias coletivas, teatro de sombras e receitas culinárias.

O espaço da biblioteca se transformará e abrigará um “Café com Leite Literário”. Os ambientes temáticos serão cenários para as manifestações culturais das crianças, terminando com o bate-papo com a autora, numa manhã e tarde de autógrafos.

Além disso, a poetisa participará de uma intervenção cultural no dia 31, às 18h, que terá como tema “Olhares- A literatura infantil no universo lúdico pedagógico” e contará com a participação de professores do Casulo e do curso de Produção Cultural do Pólo Universitário de Rio das Ostras da Universidade Federal Fluminense (Puro). O debate será aberto para professores rede municipal de ensino. 

No dia 1º de Abril, o projeto terá seu desdobramento com a “Oficina Letras do Barro” com a Artista Plástica e irmã da autora, Evelyn Kligerman, quando os alunos terão a oportunidade de criar, através da cerâmica, objetos com referência aos poemas da Roseana Murray.

Segundo a diretora pedagógica, Rosekel Meirelles, a escola tem vários projetos de incentivo à leitura como, por exemplo, as cirandas feitas ao final das aulas e o Festival de Poesias. “Nossa intenção é tornar a leitura uma atividade prazerosa para os alunos e já conseguimos bons resultados. Eles participam espontaneamente dos eventos e das atividades que propomos”, destaca.

O Centro Educacional Casulo fica na Rua Daniel Carlos Vidal, s/n, Nova Cidade. Outras informações pelo telefone 22-2771-0629 e 2771-0630. Site: www.escolacasulo.com.br.

BIOGRAFIA- Roseana Murray nasceu no Rio de Janeiro em 1950 e graduou-se em Literatura e Língua Francesa em 1973 (Universidade de Nancy/ Aliança Francesa). Publicou seu primeiro livro infantil em 1980 e tem mais de 60 livros publicados. Recebeu diversos prêmios, como o da Associação Paulista de Críticos de Arte em 1990 para o livro Artes e Ofícios e o da Academia Brasileira de Letras em 2002 para o livro Jardins, como o melhor livro infantil do ano. Participou ao longo destes anos de vários projetos de leitura. Implantou em Saquarema, em 2003, junto com a Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Saquarema, Uma Onda de Leitura.

FONTE:
Roberta Vitorino
Assessora de Imprensa

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.