Parque dos Pássaros em Rio das Ostras recebe novas aves
Nesta terça-feira, 11 novos animais passaram a habitar o viveiro. Outros 30 ainda estão em observação.
Desde o dia 8 de janeiro, novas aves habitam o viveiro conservacionista do Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras. Foram 11 animais que saíram da quarentena e agora já estão aptos à vida no cativeiro. Mais 30 aves estão em observação.
Foram liberados ao viveiro nesta terça-feira um sanhaço-cinzento, três pichochós (espécie ameaçada de extinção), quatro tico-ticos e três maitacas-verdes.
O Parque dos Pássaros, mantido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, tem um importante trabalho de recepção e tratamento de animais apreendidos, muitos deles doentes e vítimas de maus tratos. O Parque é uma Unidade de Conservação e uma referência em Educação Ambiental na região, abrigando o Núcleo de Educação Ambiental de Rio das Ostras.
Quarentena – Antes de serem introduzidos ao viveiro, os pássaros passam um período de quarentena. Os animais têm de ser observados porque existe o risco dos novos animais portarem alguma doença. Além disso, precisam se readaptar ao vôo, já que a maioria estava em gaiolas. Para conviver com as outras aves, devem ser monitorados para verificar se entram em conflitos com os outros ou se há alguma alteração comportamental.
FONTE: SECOM – PMRO.