Palestra comunitária alerta para uso consciente da energia em Rio das Ostras
Encontro “Consciência Ampla Saber”, com idosos do Projeto Feliz Idade, aconteceu em parceria com a Secretaria de Bem-Estar Social do Município
A parceria entre a Prefeitura de Rio das Ostras e a concessionária de distribuição de energia elétrica Ampla proporcionou uma palestra sobre consumo consciente de energia elétrica, apontando os maiores vilões do desperdício, além de alertar quanto aos riscos da manutenção imprópria da rede elétrica. O encontro reunindo centenas de idosos do Projeto Feliz Idade, da Secretaria de Bem-Estar Social, aconteceu nesta terça, dia 29, no Parque da Cidade.
A equipe da concessionária de energia, por meio do programa social “Consciência Ampla Saber”, informou ainda sobre economia e conscientização ambiental para os presentes, que puderam se cadastrar na Tarifa Social Baixa Renda, ajudando a reduzir os custos da conta. A tarifa social é um desconto criado pelo Governo Federal para as famílias com baixo rendimento que, dependendo do seu consumo de energia, podem ter a conta reduzida.
Os participantes também receberam informações sobre direitos e deveres do consumidor, conceitos de educação ambiental, cidadania, ética, riscos associados ao furto de energia, dicas práticas de economia de energia, orçamento doméstico e dicas para instalação elétrica residencial.
Idosos integrantes do Projeto Feliz Idade receberam o livro do Programa Cozinha Brasil, que em suas aulas, promove a educação alimentar, gerando impactos positivos para a saúde e a economia doméstica, promovendo ainda a cultura do aproveitamento dos alimentos em sua totalidade, incluindo as cascas e sementes.
SEMANA CONSCIÊNCIA AMPLA SABER – Outras palestras comunitárias, com o objetivo de orientar os consumidores sobre o consumo consciente e seguro de energia elétrica estão previstas para acontecer entre os próximos dias 18 e 22 de agosto. Integrantes do Projeto Feliz Idade e das unidades do CRAS, do município, ainda poderão participar de diversas oficinas que acontecerão no Centro do Idoso.
Segundo o representante da Ampla, Marcos Ferreira Magro, a empresa também pretende trocar 300 geladeiras de consumidores cadastrados no programa de Tarifa Baixa Renda. Nesse primeiro momento, somente clientes com esse perfil de Nova Cidade e Âncora serão visitados para possíveis trocas.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo