Secretaria de Saúde registra no Município um caso de meningite

A Secretaria de Saúde de Rio das Ostras informa que foi registrado no Município um caso de meningite em uma mulher adulta, moradora do Liberdade. A paciente está internada numa área isolada, no Hospital Municipal de Rio das Ostras. 

A meningite é a inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro. Trata-se de uma doença infecciosa causada principalmente por bactérias e vírus. Em geral, a transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório em aproximadamente cinco dias após o contágio. 

A equipe de Vigilância Epidemiológica já adotou as medidas de prevenção e controle da doença recomendadas pelo Ministério da Saúde, com objetivo de prevenir, controlar e orientar as pessoas quanto à forma de transmissão. Os profissionais de saúde já identificaram as pessoas que estiveram em contato com o doente, principalmente no domicílio. Essas pessoas já receberam antibiótico e orientações para prevenir o desenvolvimento da doença.

 

A Secretaria de Saúde recomenda que procurem atendimento as pessoas que apresentarem sintomas como febre alta, dor de cabeça, vômito em jato, pescoço endurecido e manchas no corpo. 

Nas crianças, o choro intenso, a sonolência e a moleira alta são sintomas que podem aparecer nas meningites. Deve-se evitar tomar medicamentos sem prescrição médica, especialmente os antibióticos. 

 

No caso de dúvidas, contate a Vigilância Epidemiológica nos telefones 2771-4223 ou 2771-9036.

 

 

FONTE:

Secretaria de Comunicação Social

Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.