Paixão de Cristo será encenada por 200 pessoas

Narrado por Maria Madalena, uma das discípulas de Jesus, o Auto da Paixão deste ano foi concebido como uma Via Sacra e reúne 200 pessoas, entre artistas e figurantes. 

As diferentes passagens da vida de Jesus, do Sermão da Montanha à Ressurreição, são encenados em diferentes pontos do trajeto, que vai da Casa da Cultura à Praça José Pereira Câmara, no Centro O espetáculo, com tema "Jesus e as Mulheres de Jerusalém", começa às 20h desta sexta-feira, dia 21, e é uma realização da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

"Produzimos a primeira Paixão de Cristo em 1997, com atores locais, e desde então o espetáculo é uma tradição na cidade. Desta vez decidimos recontar essa história a partir do ponto de vista das mulheres, o que dá um tom de ternura à narrativa. Outro aspecto que ressaltamos é a juventude de Jesus e dos seguidores", conta a escritora Selma Rocha, superintendente de projetos da Fundação e responsável pela adaptação do texto.

Alguns atores estarão misturados à platéia, representando os jovens com seu idealismo e entusiasmo diante da vida em diferentes momentos da história: da geração paz e amor aos caras pintadas. Um dos pontos altos da encenação será a ressurreição, acompanhada por efeitos especiais.

Uma tradição em Rio das Ostras, o Auto da Paixão deste ano vai ser itinerante e terá como tema "Jesus e as Mulheres de Jerusalém". Encenado por alunos e professores do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro, o espetáculo acontece na Sexta-feira Santa, dia 21, às 20h. A apresentação começa na Casa da Cultura e se encerra na Praça José Pereira Câmara, no centro.

O espetáculo, uma realização da Fundação de Cultura e da Prefeitura de Rio das Ostras, relembra a última semana de vida de Jesus, desde a sua entrada pelas ruas de Jerusalém, acompanhado pelo povo humilde, seus seguidores e apóstolos, até o momento da ressurreição.

Toda a trajetória da Paixão de Cristo é narrada por Maria Madalena, mas outras mulheres também desempenham papel importante nessa história. Entre elas, Maria, mãe de Jesus, Marta e Maria, irmãs de Lázaro, Verônica, a Samaritana, e a mulher do vaso de alabastro. São as seguidoras e apóstolas do Cristo, as mulheres de Jerusalém relembradas pelos evangelhos.

Mudança no trânsito – Devido a apresentação do Auto da Paixão, desde quarta-feira, dia 19, não será permitido o estacionamento de veículos no trecho da orla do Centro entre as praças José Pereira Câmara e São Pedro. No local, será construída uma passarela para a encenação da Via Sacra. Na sexta-feira, dia 21, o mesmo trecho será fechado para o trânsito de veículos a partir das 18h.

Ficha técnica – Além dos alunos e professores do Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro de Rio das Ostras, participam do elenco, como atores convidados, Eliane Soares,Glauco Valério, Carlos Henrique da Silva e Eder Veríssimo. Quem assina a direção geral é Carlos Henrique Pimentel. A seleção musical é do maestro Nando Carneiro e adaptação do texto, da escritora e poeta Selma Rocha.

Na assistência de direção estão Mário de Oliveira, Luis Washington, Reinaldo Lisboa, Marcela Jorge, Ritchelli Santana, Manoel Pinto e Fabiane Pimentel. A iluminação é de Carlos Ribeiro e a sonoplastia, de Mário Telles. O figurino pertence ao acervo da Fundação Rio das Ostras de Cultura.

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.