Padaria Escola já qualificou 300 pessoas

Unidade funciona há quatro meses e oferece diversos cursos

Cerca de 300 pessoas já foram qualificadas na Padaria Escola de Rio das Ostras, que está em funcionamento há quatro meses, no Parque da Cidade. O espaço é administrado pela Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. Neste período, foram ministrados 38 cursos – alguns com certificados do Senac –, entre eles o de reaproveitamento de alimentos, tortas decorativas e mousses e receitas natalinas.
A qualificação já beneficiou alunos como Johelber Moraes, cozinheiro marítimo, que recebeu uma proposta de emprego com um salário 40% maior do que o atual. "Sou cozinheiro, mas não tinha noção nenhuma de padaria. Na nova empresa, além do trabalho de rotina, vou fazer pães e salgados", conta Moraes.
O proprietário da Estação da Pizza, José Roberto Ferreira, já se beneficia de sua qualificação e de seus três funcionários. "Sempre falei muito sobre padrões e medidas e nós aprendemos isso nos cursos que fizemos. Com isso, a qualidade dos produtos melhorou e o movimento aumentou", disse Ferreira. O empresário ressaltou ainda que a escola de panificação é importante para suprir a carência de profissionais da área no município.
De acordo com a coordenadora da Padaria Escola, Márcia Targino, estão previstos para o próximo ano cursos técnicos, com uma carga horária maior, e um banco de empregos voltado para o setor de panificação. "Muitos donos de padarias nos procuram quando querem contratar pessoas mais qualificadas", disse Márcia.
Segundo o assessor de Indústria e Comércio, Sérgio Azevedo, a procura por cursos na Padaria Escola mostra que existe uma demanda para o setor. "As parcerias, como a que fizemos com o Senac, e os critérios de qualidade que estabelecemos, nos deram um retorno positivo em um curto espaço de tempo", afirmou Azevedo.


FONTE: Secretaria de Comunicação Social

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.