Orquestra Kuarup é atração deste sábado, dia 6, no Festival da Onda

Vídeo sobre músico que faz instrumentos com plástico PVC abre o concerto
Formada por adolescentes e jovens, que já passaram ou ainda estudam no Centro de Formação Artística da Fundação Rio das Ostras de Cultura, a Orquestra Kuarup Cordas & Sopros se apresenta neste sábado, dia 6, a partir das 18h, no Teatro Popular. O concerto faz parte do Festival da Onda, que reúne audições e encenações dos alunos do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio com habilitações em Música, Dança e Teatro.

O concerto da Kuarup será aberto pela exibição do curta-metragem “O Luthier do PVC”, que apresenta o trabalho do músico João Batista de Almeida, mais conhecido como Jhonny. Integrante da orquestra de Cordas & Sopros, ele cria instrumentos musicais como flautas transversas (sem chaves), barrocas, renascentistas, pífaro, flauta chilena, violino elétrico, sax (chamado de canosax), chinelofone, tambores e uma gaita de foles, todos confeccionados com plástico PVC.

TRAJETÓRIA – Com CD gravado com composições próprias e um DVD, o Kuarup tem regência do maestro Nando Carneiro. Em sua bagagem, traz apresentações na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, no Teatro Trianon, em Campos dos Goytacazes, e em diferentes edições do Rio das Ostras Jazz e Blues Festival. Em 2004, a Kuarup esteve na Alemanha para um intercâmbio com a escola de música Musikchule de Tübingen.

A Orquestra Kuarup Cordas & Sopros foi uma das primeiras manifestações artísticas da cidade, ensaiando em praça pública, com instrumentos doados pela comunidade.

 

FESTIVAL DA ONDA – No domingo, dia 7, a partir das 19h, haverá audição dos alunos de Música. Entre os dias 9 e 14 de novembro, a programação do Festival da Onda será com encenações dos alunos com habilitação em Teatro. As apresentações começam às 19h, com exceção dos dias 9 e 14, quando iniciam às 18h30 e 18h, respectivamente.

Todas as apresentações acontecem no Teatro Popular e têm entrada franca. O endereço é Avenida Amazonas, s/nº, no Centro de Rio das Ostras.
 

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.